Com o objetivo de ajudar os católicos a compreenderem o poder do Santo Rosário, uma das orações preferidas por Nossa Senhora, o Padre Florian Kolfhaus escreveu um livro intitulado: ‘O Rosário: Teologia de joelhos’.

Sacerdote oferece 10 conselhos para quem deseja rezar o Rosário diariamente 1.jpg

Na obra, o sacerdote escritor, que também é funcionário da Secretaria de Estado do Vaticano, deixa alguns conselhos práticos para se rezar o rosário diariamente. Listamos abaixo cada um dessas dicas dadas pelo Padre Kolfhaus.

1º – Ter o Rosário no bolso: Levar o Rosário consigo para todos os lugares lhe dará a oportunidade de rezá-lo em qualquer momento do dia, ainda que de forma fracionada. Além de ser uma proteção espiritual contra investidas do demônio.

2º – Aproveitar o tempo livre para rezar: Ao longo do dia temos vários momentos ociosos que podem ser aproveitados para se rezar o Rosário, como por exemplo, em nossas viagens até o trabalho ou quando estamos aguardando a consulta médica.

Sacerdote oferece 10 conselhos para quem deseja rezar o Rosário diariamente 2.jpg

3º – Rezar enquanto realiza alguma atividade: Algumas pessoas não tem muito tempo livre, mas podem rezar durante a realização de alguma atividade que não requer concentração, como, por exemplo, uma caminhada no final da tarde para se exercitar.

4º – As imagens e a música também podem ajudar: Por ser uma oração contemplativa, sempre será bem-vindo tudo o que contribuir para fazer com que nossa mente e coração se direcionem a uma contemplação sobre os mistérios. Por este motivo, os católicos podem rezar durante uma imagem piedosa ou mesmo escutando alguma música religiosa, recomendamos o gregoriano.

5º – Canalizar nossas distrações para rezar: É quase impossível não se distrair durante as orações, mas devemos nos esforçar para direcionar essas distrações. O sacerdote aconselha que se reze por aquela pessoa ou situação que aparecer em nossa mente. Assim a oração se torna sincera e pessoal.

Sacerdote oferece 10 conselhos para quem deseja rezar o Rosário diariamente 3.jpeg

6º – Rezar enquanto durante os deslocamentos: Diariamente realizamos diversos percursos: trabalho, faculdade, casa, etc. Ao longo desses deslocamentos também podemos rezar o Rosário.

7º – Rezar de joelhos ou peregrinando: Podemos rezar o Rosário em qualquer lugar. Quando rezamos de joelho ou peregrinando, oferecemos esse pequeno sacrifício e ao mesmo tempo compreendemos que o nosso corpo e nossa alma são para adorar a Deus.

8º – Oferecer cada mistério por uma intenção: O Rosário pode ser rezado de forma fracionada. O escritor inclusive sugere que se dedique cada mistério por uma intenção especial, seja ela uma pessoa ou uma graça que se pretende alcançar.

Sacerdote oferece 10 conselhos para quem deseja rezar o Rosário diariamente 4.jpg

9º – Rezar o Rosário em momentos de deserto espiritual: Todos nós passamos por momentos de provação nos quais não podemos rezar. Nessas horas temos que nos apegar ao Rosário e recitá-lo com ainda mais devoção. Esse nosso esforço, com certeza, será tido em conta por Deus e sua Mãe, que não nos deixarão sem reposta.

10º – Dormir rezando o Rosário: Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas o que o sacerdote quer dizer aqui é que a prática de se recitar o Rosário até conciliarmos o sono é mais proveitosa do que contar ovelhas. (EPC)


Fonte: Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org