Os fiéis da Arquidiocese de Salvador (Bahia) acolheram na última semana uma réplica da imagem de Mama Muxima, Padroeira da Angola. Antes de chegar ao Brasil, ela passou pela Argentina e pelos Estados Unidos, acompanhada pela delegação da Angola.

Imagem da Padroeira da Angola é acolhida pela Arquidiocese de Salvador 1.jpeg

Na sexta-feira, 19, a delegação participou de uma Celebração Eucarística no Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Em seguida, visitou o Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, de Irmã Dulce. Já no sábado, 20, o Bispo de Mbanza Congo (Angola), Dom Vicente Kiaziku, celebrou uma Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Mas o momento ápice da visita ocorreu no domingo, 21, quando o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, realizou a entronização da imagem de Mama Muxima, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, em Salvador, onde em seguida presidiu uma Santa Missa, concelebrada pelo Bispo de Angola, Dom Vicente.

Imagem da Padroeira da Angola é acolhida pela Arquidiocese de Salvador 2.jpg

Centenas de fiéis soteropolitanos lotaram a igreja para ouvir a homilia de Dom Murilo, que explicou que a invocação de Mama Muxima equivale a Nossa Senhora da Conceição, no Brasil, e que a cerimônia foi uma forma de estreitar os laços entre os dois países.

“A gente sabe que Salvador tem marcas profundas deixas pelos negros que vieram para cá, infelizmente, como escravos. Agora, cabe lembramos que temos lanços muito mais profundos de fraternidade e irmandade, filhos do mesmo Deus, e é importante que eles se exteriorizem através de gestos. Então, a entronização dessa imagem, de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Angola, vem nos lembrar que somos irmãos”, recordou o Primaz do Brasil.

Imagem da Padroeira da Angola é acolhida pela Arquidiocese de Salvador 3.jpg

Ao término da celebração, o Bispo da Angola ressaltou que a entrega da réplica da imagem à Salvador faz parte das comemorações pelos 50 anos da criação da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé. “A partir de hoje ela não é só de Angola, passa a ser também do Brasil e da Bahia”, concluiu. (EPC)


Fonte: Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org