Entre os dias 18 a 25 de outubro a Catedral de Notre Dame de Paris, na França, será o palco de mais um espetáculo de cores, luz e som. Intitulada ‘Dame de Cœur’ a apresentação consiste na projeção de luzes coloridas sobre a fachada do templo, que acompanhada por músicas polifônicas narra uma história.

O espetáculo reuniu mais de 80 mil espectadores no ano passado, por ocasião do centenário da Primeira Guerra Mundial. Em sua segunda edição, a apresentação volta com o dobro de atuações sob os cuidados da Associação ‘Lux Fiat’, que é a responsável pela organização de eventos culturais em torno da Catedral.

‘Dame de Cœur’ conta a história de um jovem soldado norte-americano gravemente ferido que confessa a uma jovem enfermeira seu pesar por não conhecer a Catedral de Notre Dame de Paris. O roteiro e a direção são de Bruno Sellier.

Nesta edição foram acrescentadas duas novas características ao espetáculo: a primeira é uma mensagem de paz que será projetada no final do espetáculo sonoro e luminoso, fazendo eco a frase de São João Paulo II, “Não tenhais medo!”; a segunda é um novo passeio no coração de Notre Dame de Paris ao final da projeção.

Para os organizadores da iniciativa, o desafio é continuar dando uma alma à Catedral, criar uma visita que não seja meramente turística. Por este motivo, esta nova edição introduzirá o espectador no coração da igreja para depois dirigi-lo até Nossa Senhora do Plar. A peregrinação continuará em direção à sacristia para passar diante da capela onde descansa a Santa Coroa de Espinhos, levada à Roma por Santa Helena.

Segundo Arnaud Bouthéon, presidente de ‘Lux Fiat’, o objetivo é “transformar a cada visitante em peregrino para que todos possam viver esta experiência de entrar no mais profundo de seus corações”.

O espetáculo tem a duração de 23 minutos e equivale a uma verdadeira catequese ao ar livre a qual todos são convidados, pois, para os promotores do evento, “Notre Dame é um lugar que acolhe a alegria e a tristeza, um lugar de encontro sob o olhar de Nossa Senhora”. (EPC)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org