A população católica de São Francisco do Conde, localizada a 67 quilômetros de Salvador, celebrou a memória do padroeiro da cidade, São Gonçalo de Amarante, na manhã da última segunda-feira, 28 de janeiro.

A 67km de Salvador, São Gonçalo de Amarante é homenageado

A missa solene foi presidida pelo Frei Rogério Rodrigues, pároco da paróquia que leva o nome do beato. Em sua homilia, o religioso destacou que São Gonçalo é de origem portuguesa, de família nobre, e ao ingressar nos estudos teológicos, descobriu sua vocação ao sacerdócio.

Em seguida, Frei Rogério declarou que “uma festa religiosa é tempo de descoberta e de escuta de Deus; é momento abençoado de missão, de evangelização; momento de dialogo com a cultura, e com a sociedade”.

“Uma festa religiosa é lugar de acolhimento ao que Deus nos diz por intercessão do santo e através de nós quer realizar. Uma festa religiosa tem que ser essencialmente um convite a valorizarmos a família humana que somos”, completou.

Para o pároco, “celebrar a festa do santo, dizer que somos Igreja Viva da Eucaristia, é procurar sair de uma realidade onde não está presente a vida, onde não está presente o amor fraterno, onde não está presente a solidariedade, e ir para uma vida onde tudo isso se faz presente”.

Após a cerimônia, os devotos de São Gonçalo de Amarante saíram em procissão pelas ruas do centro do município levando a imagem do padroeiro.

Pertencente à Salvador até 1697, quando foi emancipado, São Francisco de Conde nasceu no alto de um monte, no Recôncavo Baiano, local que em 1618 passou a abrigar um convento e uma igreja, construídos sob ordem do Conde de Linhares.

O nome homenageia tanto o padroeiro da cidade quanto o Conde Fernão Rodrigues, que herdou o terreno do terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá. (LMI)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org