Nem todos sabem, mas o Vaticano possui um Observatório Astronômico formado por uma pequena comunidade de sacerdotes jesuítas. Para muitos pode soar estranho, mas o papel dessa iniciativa é muito importante para a Igreja.

A importante missa?o do Observato?rio Astrono?mico do Vaticano 1.png

O sacerdote jesuíta Giuseppe Koch, gerente do museu e da biblioteca do Observatório, explica que a missão do Observatório Astronômico do Vaticano é “apresentar a Igreja para os cientistas e a ciência para a Igreja”. Apesar de ser uma pequena comunidade, a qual não recebe as grandes quantias de dinheiro que as grandes nações dispensam em iniciativas científicas locais, o simples fato de existir já é um testemunho para astrônomos de todo o mundo.

“Os outros cientistas que podem não acreditar em Deus ou são adeptos de outras religiões, encontram pessoas com as quais se unem de fato em sua história, e mostram também, sem grandes discursos, que essa convivência entre a pesquisa científica e a adesão à Fé em Jesus é vivida serenamente por algumas pessoas que têm cientificamente o seu status profissional”, comentou o Padre Koch.

A importante missa?o do Observato?rio Astrono?mico do Vaticano 2.png

De acordo com o sacerdote, “estar imersos no mundo da Fé permite ler e situar-se diante do universo com os olhos que podem desfrutar a beleza, o estupor e a maravilha disponíveis para todo homem, mas para nós, nos remete imediatamente à beleza e ao poder do Criador. E isso é divulgado no valioso círculo de comunicação que nossos irmãos fazem no mundo”.

Desde 1986 o Observatório Astronômico do Vaticano promove cursos de verão bienais voltados para estudantes dos últimos anos do bacharelado ou que estejam cursando doutorado. Nesses cursos são formadas turmas de 25 estudantes provenientes de distintos lugares do mundo, muitos deles com prestígio na comunidade científica internacional.

A importante missa?o do Observato?rio Astrono?mico do Vaticano 3.png

O Observatório Astronômico do Vaticano é considerado um dos institutos de pesquisa científica mais antigos do mundo. Fundado no ano de 1578 pelo Papa Gregório XIII que na época construiu no Vaticano a Torre dos Ventos e instruiu os astrônomos e matemáticos jesuítas do Colégio Romano a preparar a reforma do calendário promulgada no final de 1582. Atualmente o instituto depende diretamente da Santa Sé, tendo como órgão de referência o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano. (EPC)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org