No último dia 13 de outubro, festa da última aparição de Nossa Senhora em Fátima e conclusão do centenário das aparições da Santíssima Virgem aos três pastorinhos, em solene celebração eucarística foi abençoado o Oratório de Nossa Senhora de Fátima dos Arautos do Evangelho e dedicado seu altar pelo Exmo. e Revmo. Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Diocesano de Nova Friburgo.

A cerimônia foi concelebrada por grande número de sacerdotes da Sociedade Clerical de Vida Apostólica de Direito Pontifício Virgo Flos Carmeli e do Clero Diocesano, honraram também a mesma com sua presença diversas autoridades civis e militares.

Na impossibilidade de estar fisicamente presente na cerimônia, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, pai e fundador dos Arautos do Evangelho, enviou uma mensagem a ser lida no final da celebração. Seguem suas palavras:

“Não queirais enganar-vos, meus irmãos muito amados. Toda a dádiva boa e todo o dom perfeito vem do alto e desce do Pai das luzes” (Tg 1, 17). Com estas palavras São Tiago deixa consignado em sua epístola um princípio sobrenatural que bem ilustra, norteia e torna plena a alegria dos que hoje acorreram à solene cerimônia de dedicação de mais uma igreja dos Arautos do Evangelho, desta vez na cidade de Nova Friburgo.

Contemplar este edifício erigido para o culto segundo o estilo próprio ao carisma dos Arautos aponta para uma realidade que bem merece ser considerada nesta data por nossos corações agradecidos: a quantidade de graças que desde a colocação da pedra fundamental até hoje foram derramadas sobre este lugar, para que se chegasse à conclusão da obra.

Se os olhos de todos pudessem comprovar de maneira sensível a assistência celeste que acompanhou cada passo do empreendimento, certamente veriam quanto os Anjos atuaram com incansável perseverança orientando o traçado dos planos, inspirando o desenho das formas, a escolha das cores, a execução de todas as etapas. Mas, sobretudo, acenderam eles nas almas o desejo de levar a termo, para além de todas as dificuldades, este verdadeiro estandarte da vitória de Maria cravado nas montanhas friburguenses. Hoje sem dúvida estamos diante de uma “dádiva boa”, um “dom perfeito” que nos veio do “Pai de todas as luzes” por intermédio do mais magnífico raio de todos os seus fulgores: o puríssimo Coração de Maria, aqui glorificado sob a invocação de Nossa Senhora de Fátima!

É meu desejo que este templo seja um refúgio de oração, de conversão, de reparação. Que a prece fervorosa dos meus filhos e filhas diante do Santíssimo Sacramento conquiste a abertura do Céu para uma torrente de favores divinos, como nunca antes se conheceu na história dos Arautos do Evangelho desde que iniciaram suas atividades em Nova Friburgo. Que a intensa vida da graça que se desenvolverá a partir da igreja atraia numerosas almas à mudança de vida, conformando-as em tudo com a Lei de Deus. E, por fim, que o abandono a que a Virgem de Fátima tantas vezes foi relegada pelos homens, receba exímia reparação graças ao amor, ao sacrifício e à glória que aqui Lhe será tributada.

Na impossibilidade de estar fisicamente presente nesta ocasião asseguro a minha proximidade espiritual e união com os desígnios da Providência sobre esta nova casa de Deus e porta do Céu, onde pouso o meu olhar paternal e deixo para sempre a minha bênção.

In Iesu et Maria,

Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP

 Acompanhem, abaixo, as imagens e o vídeo registrados deste dia.


Fonte: Arautos do Evangelho em Nova Friburgo