O Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, conhecido como Santuário Irmã Dulce, acolheu meninos e meninas que ajudam no serviço do altar vindos das diversas paróquias da Arquidiocese de Salvador.

Santuário na Bahia recebe Congresso Arquidiocesano dos Coroinhas

O primeiro Congresso Arquidiocesano dos Coroinhas, organizado pela Pastoral dos Coroinhas da Arquidiocese, além de refletir o tema “Coroinhas, sirvam com generosidade a Cristo, presença real na Eucaristia”, possibilitou um momento de encontro e partilha entre os participantes.

Durante a missa de abertura do congresso, o bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, declarou: “eu fui coroinha e sei que a nossa vida se transforma quando passamos, na nossa adolescência, a ser coroinha. É um ministério e um serviço muito bonito, tanto para a Igreja, porque serve realmente, embeleza a liturgia, quanto também se torna um serviço pastoral, porque é a ação de Jesus que, através destes garotos e garotas, se propaga em meio a essa fase da adolescência”.

Segundo o assistente eclesiástico da Pastoral dos Coroinhas, Padre Anderson Milagres, “o objetivo desse congresso é, de fato, promover a integração da Arquidiocese com os coroinhas, fazer um trabalho de espiritualidade e fazer, de fato, um momento de reflexão”.

“Com 862 inscritos, a gente fica com o coração alegre por que é, de fato, a Igreja viva, a Igreja alegre, a Igreja que confia nessas crianças que servem o altar decididos. Foram 862 inscritos”, disse.

Encerrada a cerimônia, houve um breve momento de formação, conduzido por Dom Estevam, onde foram apresentadas aos participantes algumas orientações, a partir de uma reflexão dos bispos do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), sobre a presença e a atuação dos coroinhas.

Santuário na Bahia recebe Congresso Arquidiocesano dos Coroinhas

A necessidade de formação, assim como o uso da veste litúrgica – tanto para os coroinhas quanto para os cerimoniários -, e a sugestão da idade mínima e da idade limite para desenvolver este serviço pastoral foram alguns dos temas apresentados ao longo da formação. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Salvador


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org