Rezar com ajuda da arte sacra, isso é o que propõem o artista, professor e escritor britânico David Clayton, Diretor da ‘Pontifex University’, em um artigo para o ‘New Liturgical Movement’. Segundo o autor, promover a beleza da tradição artística católica pode ser um caminho precioso de Nova Evangelização para estender a Fé aos que não acreditam e os que estão distantes.

Como utilizar a arte sacra para rezar e evangelizar.jpg

David Clayton descreveu de forma simples como um católico pode utilizar as obras de arte sacra para melhorar sua oração. “É muito simples na realidade. O que eu lhe diria é que a resposta curta a esta pergunta é esta: ore como você faria normalmente mas admire a arte sacra enquanto reza”, explicou. “A boa arte sacra promoverá uma atitude correta na pessoa que reza através da combinação de seu conteúdo, o contorno de sua composição e seus elementos de estilo. Neste sentido, o artista faz o trabalho duro em antecipação para que seja fácil e natural para nós”.

“Se você está rezando para Nossa Senhora, olhe para a imagem dEla e trate a imagem como você a trataria, com o maior respeito”, aconselhou. “Podemos beijar ou nos inclinarmos diante da imagem, entendendo que estamos oferecendo esse respeito apropriadamente não à imagem isoladamente, mas a quem está representada através da imagem”. Simples gestos podem ser adotados pelos fiéis durante a liturgia sem necessidade de uma autorização especial, como olhar para a imagem de Cristo quando Ele é mencionado na Eucaristia ou, no momento em que se menciona a Santíssima Virgem ou aos Santos, dirigir o olhar a eles, fazendo uma pequena reverência nesse instante.

As imagens sagradas ou ícones também devem estar dispostas no lar de forma que colaborem no desenvolvimento de um hábito de oração em todos os momentos possíveis. “A imagem se associará em nossas mentes com todas as palavras de nossas orações, com a meditação e os pensamentos inspirados que ocorrem durante estas orações. Cada vez que vemos a imagem ou outra que tem o mesmo sujeito, todas as memórias se representarão dentro de nós”, descreveu. “Por exemplo, se simplesmente nos asseguramos de que olhamos para uma imagem de Nossa Senhora quando rezamos o Rosário, então todas as verdades associadas com o Rosário e nossa reflexão dos mistérios estarão associados em nossas mentes com a imagem de Maria. Em certo ponto, simplesmente ver a imagem trará à nossa mente em um só momento tudo o que sabemos acerca Dela e o que sabemos acerca de seu Filho através Dela. É como se todo o tempo de oração se comprimisse em um olha momentâneo da imagem. Isto é justamente o que passa quando vemos uma pessoa que amamos e de quem estamos separados; tudo o que sabemos acerca dessa pessoa está conosco na alegria de ver essa pessoa novamente”.

O estilo tradicional de arte católica foi o mais recomendado pelo artista, pois segundo ele, facilitam a obtenção destes efeitos saudáveis. “Estou pedindo também sabedoria da parte da pessoa que escolhe essa arte e sua localização no lugar de culto ou de oração”, comentou. “Quando escolhemos arte para nosso lar é uma opção pessoal, mas eu seria muito mais conservador ao escolher a arte para uma Igreja, já que deve chegar a tantos quanto seja possível. É mais provável que os estilos tradicionais consigam isto”, concluiu. (EPC)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org