Todos os anos por ocasião da festa dos apóstolos São Pedro e São Paulo, a Igreja Católica promove uma coleta mundial destinada a apoiar o Óbolo de São Pedro.

O que é o Óbolo de São Pedro.jpg
O Óbolo de São Pedro é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados.

A prática teve origem no final do século VIII, após a conversão dos anglo-saxões, que “se sentiram tão unidos ao Bispo de Roma que decidiram de maneira estável fazer uma contribuição anual ao Santo Padre”.

Esta coleta foi chamada ‘Denarius Sancti Petri’ (Esmola a São Pedro) e se difundiu pelos outros países da Europa. Em 05 de agosto de 1871 a prática foi reconhecida oficialmente e regularizada pelo Papa Pio IX através da encíclica ‘Saepe Venerabilis’.

Algumas das obras de caridade financiadas com o Óbolo de São Pedro são a melhora da estrutura do Hospital Pediátrico na República Centro-africana, o alívio da crise humanitária no Haiti e a concessão de dez bolsas de estudo universitárias para os jovens desabrigados pela guerra e pelo terrorismo no Curdistão iraquiano.

No final de 2016, a Santa Sé lançou a página oficial do Óbolo de São Pedro na internet para os fiéis que desejam colaborar com as obras de caridade da Igreja. No site, disponível em italiano, inglês e espanhol, é possível acessar também mensagens do Papa e fazer doações.

Acompanhando os avanços tecnológicos, em 2017 foram criadas as contas no Twitter e Instagram desta iniciativa. No Twitter as contas estão em três idiomas: @obolus_it (em italiano), @obolus_es (em espanhol) e @obolus_en (em inglês). No Instagram há apenas uma conta: obolus_va. (EPC)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org