Amigo e amiga, devotos de Santo Expedito. Precisam de uma graça? Algo lhes aflige? Estão em busca de solução para algum problema? Então… Vamos colocar tudo nas mãos de um soldado! Sim! Vamos colocar nas mãos de um guerreiro todas as nossas aflições!

Quem é esse nosso santo?

A iconografia católica nos desenhou sua figura. Ela nos mostra um jovem vestido como soldado romano, com armadura, túnica e um manto vermelho. Nas mãos ele tem uma cruz onde pode-se ler a palavra latina: Hodie, que significa “hoje”.

Conta a história que Expedito recebeu a graça de conhecer e entregar-se a Jesus Cristo depois de adulto, enquanto servia ao exército romano em um alto posto militar.

Santo Expedito - Igreja de São José - Porto Alegre - Brasil.jpg

Imagem de Santo Expedito de André Arjonas Igreja de São José – Porto Alegre – Brasil

Tomando a resolução definitiva de converter-se à fé católica, o demônio, desejando continuar possuindo aquela alma de escol, apareceu-lhe em forma de um corvo que gritava “crás! crás!”. Palavras que ele entendia: “amanhã! amanhã!”. E que sabia o que o demônio queria dizer com isso: Deixe para amanhã sua conversão!

Rapidamente Expedito mostrou-lhe a cruz e exclamou bem alto: “Hoje”!

O maligno não suportou esse súbito e afirmativo gesto: a tentação foi afastada prontamente; o demônio foi vencido!

Por isso encontramos nas imagens do Santo aquela ave que representava o mal sendo esmagada sob os pés do centurião romano.

E é desse modo que o nosso intercessor Santo Expedito atende as nossas causas: pronta e rapidamente.

Ele é o santo das causas urgentes. É o patrono das causas materiais imperativas.

Mas, Expedito é também patrono de todas as almas que querem deixar logo as vias do pecado, do vício, da discórdia, da ira, da inveja, da impureza… E que as quer deixar, logo, imediatamente.

Não quer abandonar o mal “crás”, mas “hodie”!

Quer abandonar o mal logo! Hoje! E não, como sugere o demônio, amanhã! Depois, mais tarde, …nunca!

Dados como data e lugar de nascimento do Santo escapam aos historiadores, porém a pessoa de Expedito existiu, sua vida é comprovada.

Provavelmente ele era armênio e nasceu na pequena cidade de Metilene, onde também morreu como mártir.

Ele pertenceu a uma legião romana conhecida como “fulminante”. Uma legião que tinha como encargo defender e expulsar os bárbaros que ameaçavam o Império Romano.

Muitos dados históricos e heroicos dos legionários que dela faziam parte foram guardados mas, infelizmente, pouco ou quase nada restou da memória de seus chefes.

Sabe-se, porém, que, como verdadeiro cristão, o Centurião Santo Expedido, a tal ponto lutou com valentia, destemor e… santidade que seus feitos chamaram a atenção de todos e chegaram ao conhecimento do Imperador Deocleciano.

Esse ímpio Imperador, instigado por pessoas que lhe eram próximas, acabou por desatar uma perseguição sangrenta contra todos os cristãos. Por ódio à Fé ele matou parentes, autoridades religiosas, simples leigos e até soldados da Legião Romana que o protegia! Santo Expedito foi martirizado nessa perseguição.

E o nome Expedito? De onde vem?

Sabe-se que na Legião Romana havia duas categorias de soldados: os “expeditus, que tinham mais liberdade de ação quanto aos armamentos e comando de soldados, e os “impeditus”, que eram mais restritos, menos atuantes.

Pode ser que o nome de nosso santo venha desse seu modo de ser e das atribuições que tinha na Legião: Expeditus.

Mas há pessoas que atribuem nome por causa da personalidade corajosa, prontidão nas ações e fidelidade à Fé verdadeira que professava. Quando suas atitudes eram de um verdadeiro Legionário “Expeditus”.

Sendo cidadão romano e alto oficial do exército romano, podemos crer que foi com uma espada que seu martírio foi perpetrado.

Sua alma foi de encontro ao Salvador no dia 19 de abril de 303, da era cristã, quando Deocleciano era Imperador de Roma.

Santo Expedito o santo das causas urgentes.

Quantas vezes vivemos, em nossos dias, situações que necessitam de soluções urgentes, rápidas e definitivas.

Temos ao nosso lado um soldado, um guerreiro que intercede por nós junto a Deus Nosso Senhor.

Expedito, que em terra travou, valentemente, batalhas humanas; que enfrentou o próprio demônio, agora, do Céu, vem em nosso auxílio, em nosso socorro… rapidamente, logo, de um modo ligeiro, expedito!

Confiemos, portanto… Com fé peçamos aquilo de que mais precisamos. Peçamos por nós e também não nos esqueçamos de pedir pelos que são nossos e precisam de nossas orações.

Santo Expedito atende logo!

Como rezar a Santo Expedito? Pode ser com uma novena, como esta que abaixo sugerimos:

***

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Orações iniciais:

Ato de Contrição

Meu Pai e meu Senhor Jesus Cristo, caridade sem fim, eu sinceramente me arrependo dos meus pecados.

Concedei-me, portanto, o perdão dos meus pecados e a graça que peço pelos méritos das dores de Sua Mãe amorosa e pelas virtudes de Seu mártir Santo Expedito.

Oração a Santo Expedito

Oh, Santo Expedito, meu protetor! Eu coloco a minha esperança no fato de que minhas petições podem ser concedidas se forem para o meu próprio bem. Por favor, pedi ao Senhor, por intercessão da Virgem Santíssima, o perdão dos meus pecados e a graça de mudar a minha vida, particularmente a graça … (mencionar aqui a graça particular desejada). Eu prometo seguir seus exemplos e propagar esta devoção.

Oração final

(Reza-se a cada dia, no final da novena, do tríduo ou no dia que pedimos a graça)

Rezar três Pais-nossos em honra da Santíssima Trindade, 3 ave-marias e 3 glórias ao Pai.

Lembre-se, graciosa Virgem Maria que nunca se ouviu dizer que qualquer um que se refugiou sob vossa proteção, implorou a vossa ajuda e procurou vossa intercessão foi deixado desamparado. Inspirado por essa confiança, eu recorro a vós, Virgem das virgens, minha Mãe. Para vós eu venho, diante de vós estou, pecador e triste. Mãe do Verbo Encarnado, não desprezeis as minhas palavras, mas graciosamente ouvi-me e atendei a minha oração. Amém.

Rezar uma Ave Maria em honra de Nossa Senhora das Dores.

– Primeiro Dia

Oh, glorioso mártir Santo Expedito! Pela fé viva que foi concedida por Deus, peço-lhe para despertar a mesma fé no meu coração, para que eu também acredite sinceramente que há Deus, mas muito especialmente para que eu possa ser salvo de pecar contra Ele.

– Segundo Dia

Oh, glorioso mártir Santo Expedito! Pela esperança dada por Deus, orai para que aqueles de pouca fé possam ser modificados por alguns raios de esperança, para que eles também recebem as coisas eternas. Por favor, orai para que ardente esperança em Deus seja também me dada e me segure firme no meio de sofrimentos.

– Terceiro Dia

Oh, glorioso mártir Santo Expedito! Pelo amor infinito que Nosso Senhor plantou em seu coração, por favor, retire do meu todos os grilhões atados pelo mundanismo, que sem eles eu possa amar somente a Deus em toda a eternidade. Amém.

– Quarto Dia

Oh, glorioso mártir Santo Expedito, que sabia perfeitamente bem o ensinamento do Mestre Divino para carregar a cruz e segui-Lo! Peça-Lhe as graças de que eu preciso para que possa lutar contra as minhas próprias paixões.

– Quinto Dia

Oh, glorioso mártir Santo Expedito, pelas graças abundantes que recebeste do céu, que possa me conservar todas as suas virtudes, concedei-me também que possa ser livre de todos os sentimentos que bloqueiam o meu caminho para o céu.

– Sexto Dia

Oh, glorioso mártir Santo Expedito! Pelos sofrimentos e humilhações que recebeste para o amor de Deus, concedei-me esta graça também que é muito agradável a Deus e me liberta da raiva e da dureza de coração, que é a pedra de tropeço da minha alma.

– Sétimo Dia

Oh, glorioso mártir Santo Expedito! Tu sabes que a oração é a chave de ouro que abrirá o Reino dos Céus, ensinai-me a orar de uma forma que é desejável a Nosso Senhor e ao Seu coração, para que eu possa viver somente para Ele, que eu possa morrer sendo d’Ele, e que eu possa orar somente a Ele em toda a eternidade.

– Oitavo Dia

Oh, glorioso mártir Santo Expedito! Por meio de um desejo puro, que reinou em todos os seus sentimentos, palavras e ações, por favor, guiai-me na minha busca incessante para a glória de Deus e o bem dos meus semelhantes.

– Nono Dia

Oh, glorioso mártir Santo Expedito, que foi muito amado pela Rainha do Céu, que nada lhe foi negado, pedi a ela, por favor, oh meu advogado, que, pelos sofrimentos de seu Filho Divino e suas próprias tristezas, eu possa receber neste dia a graça que peço, mas, acima de tudo, a graça de morrer sem cometer algum pecado mortal. Amém.

Resultado de imagem para santo expedito arautos do evangelho


Fonte: Arautos do Evangelho