Na segunda-feira, 15 de janeiro, iniciou-se o tão esperado Curso de Férias. Os participantes lotaram a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em São Paulo, para a Missa de abertura, celebrada pelo Pe. Mauro Sérgio da Silva Izabel, EP. Sob a maternal proteção de Maria Santíssima, reuniram-se jovens vindos dos lugares mais diversos, como Moçambique, Portugal, Colômbia, Paraguai, além de inúmeras cidades de nosso imenso Brasil, como os nossos jovens soteropolitanos.

No dia seguinte, terça-feira, tiveram início as reuniões, ilustradas por peças teatrais e projeções áudio-visuais. O tema escolhido para esse curso foi a vida espiritual de cada batizado, onde a nossa fé é fortalecida por meio das provações.

“Sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos. É isto o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações, para que a prova a que é submetida a vossa fé (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar.” (1Pd 1, 5-7)

Durante o teatro, o personagem ‘Clóvis’, outrora chefe dos francos nos remotos séculos V para VI, ao adentrar na Igreja em que seria batizado, exclamou, extasiado, ao santo bispo que o introduzia no recinto sagrado: “pai, já é o Céu?”. A belíssima Catedral, especialmente decorada para o augusto sacramento que ali se realizaria, era um espelho, um reflexo do Céu empíreo, dentro da qual o grande rei dos francos antefruiu as delícias celestes.

De certa forma, os alunos que entraram pela primeira vez na Basílica Nossa Senhora do Rosário, no seminário dos Arautos (Thabor), puderam exclamar como o personagem Clóvis! E a resposta a esta pergunta nos é dada pelo santo bispo (São Remígio) que acompanhara o monarca: “ainda não é o Céu, mas é o caminho para nele chegar!”.


Fontes: Blogs dos Arautos do Evangelho