Na tarde do dia 29 de outubro, na sede dos Arautos do Evangelho, Nossa Senhora da Reconquista e São Domingos de Gusmão, em Lauro de Freitas, os terciários e consagrados puderam participar da décima aula do Curso de Teologia ministrada pelo Padre Rodrigo Solera, EP.

O tema tratado neste encontro foi Pneumatologia, que corresponde ao estudo do Espírito Santo, cuja missão consiste em inspirar os homens e santificar as almas. O homem, através do Sacramento do Batismo, torna-se filho de Deus ao receber a graça santificante, que é um dom sobrenatural fruto do amor divino, pelo qual Deus o eleva infinitamente acima da condição natural. E pela Inabitação da Santíssima Trindade, a alma é cada vez mais marcada pela presença de Deus e a ação do Espírito Santo: “Não sabeis que sois o Templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Cor 3, 16). Estabelece-se, assim, um convívio com Deus mais intenso do que o existente entre os melhores amigos. Todos aqueles que dizem não a Deus, ao pecar, perdem o estado da graça e expulsam a Santíssima Trindade da alma. Mas, através do Sacramento da Confissão, o homem renasce para a graça.

Junto com a graça santificante, Deus dá ao homem os meios para desenvolver a vida sobrenatural em sua alma: são as virtudes e os dons. É por meio destas potências que o homem progride, cresce e atinge a perfeição. As virtudes sobrenaturais são infundidas por Deus no entendimento e na vontade do homem para que este possa operar segundo o ditame da razão iluminada pela fé. Os dons do Espírito Santo, por sua vez, são infundidos pela Providência para que a alma possa receber e cooperar com as moções do Espírito Santo. Através dos dons, será o próprio Divino Paráclito que agirá sobre as virtudes, elevando-as aos mais altos graus de perfeição. “A vida presente significa um constante peregrinar rumo à união com Deus, para que a alma seja modelada pelo Espírito Santo”. Clique aqui para acesso ao material do curso.

Após o curso de Teologia, o Padre Solera celebrou a Santa Missa, convidando-nos a enxergar tudo na vida por amor a Deus, centro de tudo e eixo de nossas vidas.