Durante este mês de outubro, os devotos marianos brasileiros rendem homenagens diversas a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, em especial pelos 300 anos de seu descobrimento nas águas do rio Paraíba do Sul.

Igrejas na Bahia preparam festejos pelos 300 anos da Mãe Aparecida.jpg

Em todo o país, paróquias e comunidades promovem festividades diversas como forma de homenagear a Mãe Santíssima, como tríduos, novenários, procissões, peregrinações e celebrações eucarísticas.

Na Arquidiocese de Salvador, as comemorações têm se intensificado em duas paróquias que são dedicadas a Rainha do Brasil.

No bairro do Imbuí, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no dia 12 de outubro, terá a matriz elevada a Santuário pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Nesta mesma data, os fiéis participarão de alvorada às 5h, seguida pelo Ofício da Imaculada Conceição às 5h30 e missas às 6h30, 9h30, 12h e 15h.

Às 16h30, haverá uma extensa procissão que percorrerá toda a praça do Imbuí. Por volta das 18h, Dom Murilo presidirá a Missa Solene e, após, a celebração eucarística às 20h. Neste horário, o prelado realizará a entronização da Imagem peregrina no Santuário.

Nos dias que antecedem a festa, de 3 a 11 de outubro, a comunidade participa do novenário, sempre às 19h30, com exceção dos dias 7 e 8, no qual os fiéis se reúnem às 18h.

Já no bairro de Itinga, no município de Lauro de Freitas, outra paróquia da Arquidiocese de Salvador dedicada a Nossa Senhora Aparecida realiza seus festejos a Mãe Aparecida inspirados no tema “Maria, Mãe da Igreja ‘Fazei tudo o que ele vos disser'” (Jo 2, 5).

Entre os dias 3 e 11 de outubro, às 6h, os devotos participam da recitação do Terço, e às 19h, do novenário em preparação à festa.

No dia 5 de outubro, às 15h, haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento, e no dia 9, também no mesmo horário, acontecerá a missa pelos enfermos.

No dia solene, 12 de outubro, a comunidade será convidada a participar da alvorada às 6h e da recitação do Ofício de Nossa Senhora às 6h30.

Às 7h, será celebrada a primeira Missa e, às 8h30, haverá batizados. A segunda celebração eucarística deste dia terá início às 10h.

Na parte da tarde, às 17h, ocorrerá uma procissão partindo da Assistência Técnica Terraplac com destino à matriz.

Ao chegarem no templo, os fiéis acompanharão a Missa Solene que será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho. (LMI)

 Os Arautos do Evangelho também comemorarão esta data em duas ocasiões: no dia 07 de outubro, às 10h, a Santa Missa ocorrerá na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio e, no dia 13 de outubro, em comemoração não só aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Rio Paraíba, mas também aos 100 anos da última aparição de Nossa Senhora, em Fátima, a Celebração acontecerá às 17h30min no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia.


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org