Reunidos em Salvador, os sacerdotes de sete arquidioceses e dioceses do Brasil participaram do Curso sobre Pastoral Presbiteral, promovido pela Associação Nacional de Presbíteros do Brasil.

Sacerdotes se reúnem em Salvador para Curso sobre Pastoral Presbiteral.jpg

O evento contou com o apoio da Comissão de Presbíteros do Regional Nordeste 3 e da Arquidiocese de Salvador.

O tema central, intitulado “Cuidar de si, com os outros”, foi abordado pelo Monsenhor Julio Daniel Botía, da Diocese de Sonsón, de Rionegro, Colômbia.

A formação teve início no dia 18 de setembro e seguiu até 22, no Centro Vocacional Dom Lucas Moreira Neves, no Garcia.

De acordo com o vice-presidente da Associação Nacional de Presbíteros, Padre Lázaro Muniz, o curso teve o intuito de ajudar as dioceses na sistematização de uma pastoral dedicada aos presbíteros.

“A Pastoral Presbiteral visa garantir uma efetiva ação pastoral no cuidado da vida e do ministério dos sacerdotes. Este curso nos ajudou a encontrar novas ferramentas para fazer desta pastoral a principal ação pastoral da Igreja. Quanto mais cuidamos dos pastores, tanto mais eles cuidarão das ovelhas a ele confiadas”, disse o religioso, que também é o pároco da Catedral Basílica.

Estiveram presentes presbíteros da Arquidiocese da Paraíba, Arquidiocese de Belém, Diocese de Primavera do Leste, Diocese de Bragança, Diocese de Nova Iguaçu, Diocese de Cametá, Diocese de Belém e Diocese de Abaetetuba. (LMI)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org