O segundo dia do Curso de Férias promovido pelos Arautos do Evangelho para mais de 800 rapazes, começou com um lindo audiovisual, imaginando um anjo que, percorrendo as magníficas obras de toda a Criação, se perguntava se não haveria alguma criatura na qual estivessem contidas todas essas maravilhas. E a encontrou: Maria Santíssima! Ela é a rainha de toda a criação e n’Ela estão sintetizadas todas as coisas criadas por Deus. Mas quem — continua se perguntando o anjo — iria proteger e cuidar de Nossa Senhora? O varão que a Providência destinou desde toda a eternidade para esta missão foi o glorioso São José!

Entretanto, quão pouco se conhece da vida do Patriarca da Igreja! Apenas alguns fatos narrados pelos Evangelhos. Hoje, porém, os participantes do Curso de Férias tiveram a alegria de ouvir e ver lindíssimos fatos, embora pouco conhecidos, da vida de São José. Desde a alegria dos Anjos por seu nascimento e infância, até o terror dos infernos pela sua santidade e virgindade.

Houve duas grandes peças a respeito do Esposo de Maria: uma narrava alguns impressionantes fatos acontecidos quando ainda era menino; outra versava sobre a maior perplexidade de São José, quando ao deparar-se com que Nossa Senhora estava grávida, entende que n’Ela se deu um divino mistério, do qual ele não era digno, e decide — para tristeza e dor dele — abandoná-la em segredo. Mas, em sonho, um anjo se aparece e lhe narra como a Virgem Santíssima se tornara a Mãe de Deus.

Por fim, uma grandiosa e arrebatadora cena de São José no Céu, coroado com o maior esplendor, fez exclamar de alegria e entusiasmo todos os participantes, que viram naquele Vencedor Invicto, o seu Padroeiro para todas as dificuldades e provações, que com certeza, ainda deverão de enfrentar.