Aproveitando os primeiros dias de férias, uma das programações organizadas com os jovens foi uma excursão à Ilha dos Frades, muito conhecida em Salvador por sua beleza natural. As praias todas apresentam águas límpidas e cristalinas, excelentes para a prática do mergulho, com uma visibilidade de até quinze metros na horizontal e profundidade máxima de onze metros. Nelas podem ser observadas formações de corais e recifes.

Aguas límpidas favorecem o mergulho

O acesso à ilha, a bonita travessia marítima, é feito em barco desde Salvador.

    A beleza natural da Ilha dos Frades

Um pouco de história

De acordo com uma lenda local, a ilha é assim denominada uma vez que, à época do início da colonização, nela foram assassinados dois frades pelos Tupinambás, os quais pretendiam catequizar. Foi, também, um importante entreposto de escravos para o Recôncavo Baiano.

Um dos filhos ilustres da ilha dos Frades foi o Barão de Loreto (1836-1906), personagem política da época do Império.

A igreja Nossa Senhora do Loreto

Próximo desta povoação fica a mais que centenária “Igreja de Nossa Senhora do Loreto” foi construída em 1645, por Francisco da Costa, dono da Ilha dos Frades, na época. Em 1756 foi reconstruída, por uma irmandade, e reformada em 1876, pelo T. Cel. Fortunato Jr. da Cunha. Localizada de frente a Baía de Todos os Santos.

Pelas fotos pode-se notar que a alegria dos jovens foi grande e o desejo de voltar maior ainda. Um refrigério em uma sorveteria completaria as atividades.