O Arcebispo Primaz do Brasil, D. Murilo Krieger, SCJ celebrou a Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa, na belíssima igreja do Carmo, situada no centro histórico de Salvador.

A igreja foi pequena para acolher o númeroso público que acorreu a esta celebração. Após a entrada em silêncio, o Arcebispo prostrou-se, junto com os diáconos.

Em seguida, rezou a oração, e foram proclamadas as leituras. Especialmente tocante, foi a leitura do Evangelho da Paixão. Em seguida, o o Arcebispo fez edificante homilia, seguiu-se a oração universal, e procedeu-se à adoração da Santa Cruz. Esta foi consideravelmente longa, dado o número de fiéis que preenchiam o templo, e alguns que acompanhavam do lado de fora, por não haver mais lugar nos bancos ou corredores. Eram também numerosos os curiosos e os turistas que passavam pelo local.

No final, após a comunhão, houve a procissão do Senhor morto, uma belíssima e piedosa imagem feita por um escravo, o “Cabra”, que contém incrustrada, imitando gotas de sangue, cerca de 2000 rubis.

A procissão, animada com cânticos e reflexões próprias à liturgia do dia, seguiu pelas ruas históricas e típicas do Pelourinho, rumo à catedral, onde D. Murilo fez uma fogosa pregação sobre o sofrimento e a esperança. Seguiu em seguida para a igreja Nossa Senhora da Ajuda, e daí voltou para o Carmo.