“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve.”

sacred heart of jesus arautos do evangelho house rio de janeiro brazilNas incertezas, dificuldades, dramas a quem recorrer? Uma devoção ensinada pelo próprio Sagrado Coração de Jesus, a uma religiosa, francesa nos dá a resposta, para nossos problemas atuais.

Há carências em nossos dias. Pessoas que sofrem e são agredidas por problemas. Dramas as envolve, solidão, medo e muitas vezes o pânico acaba se tornando hóspede dessas pobres almas.

Queremos ajudar aqueles que estão ao nosso redor, e sermos ajudados em nossa caminhada rumo à pátria celeste. Mas a quem recorrer? A resposta logo nos vem ao pensamento: “Meu julgo é suave e meu fardo é leve”. (Mt 11:28-30) Assim ensinava nosso próprio  Salvador, ao seus discípulos.

Ensinou essa verdade, também, a uma alma eleita no século XVII, Santa Margarida Maria Alacoque, nascida no 22 de julho de 1647, na Borgonha, França.

Essa religiosa francesa teve em sua vida muitas graças místicas em relação a Nosso Senhor Jesus Cristo. As principais ocorreram após o natal de 1673. Nelas, Nosso Senhor, incumbia-a de divulgar a devoção  ao seu Sagrado Coração e fazia 12 promessas às pessoas que praticassem-na:

1ª “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”.

2ª   “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”.

3ª   “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.

4ª   “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.

5ª   “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.

6ª   “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.

7ª   “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”.

8ª   “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.

9ª   “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”.

10ª  “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.

11ª   “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”.

12ª  “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Quanto bem poderemos fazer praticando e divulgando essa devoção vinda do próprio Sagrado Coração Jesus,  para essa época tão difícil em que vivemos.

Diante do sofrimento devemos ter o espírito reparador

É preciso termos esse espírito reparador diante do sofrimento. Como se pode pretender vencer uma luta contra um tal inimigo sem aplacar primeiro a Deus? Como se Deus fosse um parceiro de segunda classe, cujo apoio na luta nós desejamos, é bom, vale a pena ter, nada mais.

Antes de tudo, desarmemos a cólera de Deus por meio das orações de Nossa Senhora, tomando-A como a grande reparadora, associando à devoção ao Sagrado Coração de Jesus a devoção ao Imaculado e Sapiencial Coração de Maria.

Que essas palavras nos deem, pelo menos, um acento de especial desejo de que, por meio do Imaculado Coração de Maria, obtenhamos o perdão pela nossa afronta ao Sagrado Coração de Jesus.


Fontes: Arautos do Evangelho
Apostolado do Oratório