“Modelo de todas as grandes virtudes, São José foi escolhido por Deus
para estar à altura d’Aqueles com quem deveria conviver.
A Igreja, dotada de sabedoria, proclama-o seu Protetor e Patriarca”1.

 

No último dia 19, a Igreja Católica Apostólica Romana, celebrou, em todo mundo, a Festa em honra ao Glorioso São José. Assim, ao contemplarmos a sua figura santíssima, vemos que Deus quis guardar a conveniência da proporção entre o Filho (Deus), a Mãe, e o pai humano, em três maravilhas, por meio de um só ato. Bem podemos supor ter sido São José quem primeiro adorou a Jesus ainda no seio virginal de Maria (Mt, 1, 24). A partir de então, constituiu-se ele no guardião dos maiores tesouros jamais dados por Deus: o próprio Filho e sua Mãe Santíssima. Sua missão, enquanto pai virginal do Menino Jesus, consistiu, por conseguinte, em ser a imagem do Pai aos olhos do próprio Filho de Deus! Na simplicidade da vida cotidiana, São José exercia, como chefe da casa, uma verdadeira autoridade sobre Ele. “Nos anos da vida oculta em Nazaré, a intimidade da Sagrada Família constituía um espetáculo tão sublime que só Deus e seus Anjos foram dignos de assisti-lo”2.

Assim, na Sede dos Arautos do Evangelho, em Salvador – Nossa Senhora da Reconquista e São Domingos de Gusmão -, todos foram convidados a rezar por este intercessor, que está junto a Maria Santíssima e a seu Divino Filho. Inicialmente, houve a recitação do Santo Terço, seguido pela procissão luminosa, culminando com a Celebração Eucarística em honra ao Cruzado de Luz: o Patriarca da Santa Igreja, Pai Adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo e esposo da sempre Virgem Maria.

Por isso, imploremos sempre sua poderosa intercessão, na certeza de que, como assegura o Fundador dos Arautos do Evangelho, Monsenhor João Clá, em seu livro sobre o Santo Patriarca, “quando a devoção a ele tiver atingido o grau de consistência e de fervor que só a Providência conhece em sua exata medida, operar-se-ão as maravilhas da graça e assistiremos à grande virada da História. ‘Ide a José, e fazei o que ele vos disser’ (Gn 41, 55); ele vos levará, atravessando altaneira e vitoriosamente perseguições e batalhas, ao Reino de Maria, ao Reino dos Céus” 3.

 

 


1 OLIVEIRA, Plinio Correia. São José, Protetor da Santa Igreja. Arautos do Evangelho, 2019. Disponível em: <http://www.arautos.org/secoes/artigos/doutrina/sao-jose/sao-jose-protetor-da-santa-igreja-208078>. Acesso em 22 de março de 2019.
 2 Cf. CLÁ DIAS, EP, João Scognamiglio. São José: quem o conhece?… São Paulo: Lumen Sapientiæ; Arautos do Evangelho, 2017, p. 299.
 3 Idem, p.438