A capital soteropolitana recebeu no último domingo, 18 de novembro, aproximadamente 2 mil pessoas durante o Cenáculo do Grupo de Oração Terço dos Homens (GOTH’s).

Cenáculo Arquidiocesano do Terço dos Homens reúne 2 mil em Salvador

O evento teve início com a concentração, às 8h, na Praça do Campo Grande. Do local, os homens de fé saíram em procissão até o Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira, no bairro Garcia.

Os participantes também acompanharam a palestra “Terço dos Homens com Maria: chamados a ser sal da terra e luz do mundo”, ministrada pelo Padre Valson Sandes, e uma breve formação com o Padre Eduardo, reitor do Santuário, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

No encerramento dos festejos, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidiu uma Santa Missa.

Palavra de origem latina (Coenaculum), o cenáculo basicamente indicava no mundo romano o local no qual se jantava ou o andar superior de uma casa em que se subia através de uma escada. Lá, era consumada a janta, a principal refeição do dia, onde participavam todos os familiares e eventuais hóspedes.

Embora o termo cenáculo não apareça na Bíblia, é normalmente usado nas traduções, indicando o local onde aconteceu a última ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo com os apóstolos, na Quinta-Feira Santa, bem como o lugar em que estavam reunidos os discípulos no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre eles.

Na cidade de Jerusalém, até hoje existe um local tido como o Cenáculo, no Monte Sião, ao lado da Basílica da Dormição. O espaço foi transformado em uma Mesquita e os cristãos têm a permissão de celebrar uma missa somente uma vez por ano, recordando a última ceia de Jesus. (LMI)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org