No dia 20 de junho, a Igreja celebrará a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo (Corpus Christi).

Solenidade de Corpus Christi reunirá fiéis no Centro de Salvador-FOTO ARQUIDIOCESE SALVADOR.jpg

Na Arquidiocese de Salvador, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa Solene no Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira, Garcia), às 8h.

Logo após a Celebração Eucarística, haverá a procissão com o Santíssimo Sacramento até o Santuário Nossa Senhora da Piedade (Piedade, Centro de Salvador), onde haverá a bênção final.

Uma comemoração para todas as Paróquias

Na Solenidade do Corpo se Cristo, as paróquias da Arquidiocese terão cada uma delas sua própria programação religiosa, porém, todas elas foram convocadas a participar da celebração no centro da cidade que será presidida pelo Cardeal Primaz do Brasil.

A convocação da Arquidiocese sugere que cada Paróquia, os grupos, movimentos, pastorais, irmandades e associações levem faixas e estandartes próprios.

Salvador: “Altar onde Jesus, pela primeira vez, foi adorado solenemente no Brasil”

A proposto da Solenidade de Corpus Christi do Cardeal Krieger faz lembrar um fato histórico que o próprio Dom Murilo já recordou ao incentivar a participação dos fiéis nas cerimônias comemorativas da Solenidade:

“Nós, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, temos um compromisso especial com Jesus Eucarístico: esta foi a primeira cidade do Brasil a organizar e promover a solenidade de Corpus Christi.

Aqui aconteceu, pela primeira vez em nosso país, a já tradicional procissão ligada a essa solenidade.

Nossa cidade foi o altar onde Jesus, pela primeira vez, foi adorado solenemente!”.

Solenidade de Corpus Christi

A Solenidade de Corpus Christi tem seu início nos idos do ano de 1243, em Liège, na Bélgica.

A Irmã Juliana de Cornion teve algumas visões de Nosso Senhor Jesus Cristo nas quais Ele pede à religiosa que a Sagrada Eucaristia fosse celebrada com toda o respeito, solenidade, veneração e destaque que merece.

Era um início de incentivo à adoração ao Santíssimo Sacramento de um modo mais público e ao mesmo tempo com uma veneração carregada de pompas e grandiosidade que merece o Santíssimo Sacramento no qual se encontra presente Nosso Senhor Jesus Cristo com seu corpo, sangue, alma e divindade.

A Solenidade de Corpus Christi propriamente dita teve início somente no ano de 1264, por meio da bula “Transiturus de hoc mundo”, que foi instituída pelo Papa Urbano IV.

No ano de 1269, a solenidade foi oficialmente decretada.

O dia de Corpus Christi

De acordo com o calendário litúrgico, a Solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade.

Contudo, é importante salientar que o dia de comemoração do Sacramento da Eucaristia é a Quinta-feira Santa, dia em que o Santíssimo Sacramento foi instituído.

A solenidade de Corpus Christi constitui-se como uma reduplicação da instituição da Eucaristia por Nosso Senhor, na Quinta-feira Santa.

No Brasil, a primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia aconteceu na cidade de Salvador, no ano de 1549 e espalhou por toda a então Colônia. (JSG)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org