São Pedro Armengol é modelo da confiança… pecador, arrependeu-se,
confiou em Nossa Senhora e foi perdoado.

Nasceu São Pedro Armengol em meados do século XIII, na Catalunha, sendo então o mais novo rebento da ilustre família dos Condes de Urgel. Seus pais eram minto chegados aoSao Pedro Armengol_Igreja de Nossa Senhora das Merces (Iglesia La Merced); Lima, Peru.jpg rei de Aragão, o soberano daquela região ibérica, frequentando com liberdade a Corte.

Nessa atmosfera de alta nobreza, o menino Pedro recebeu esmerada educação. Mas, à medida que foi crescendo, ao invés de permanecer nos bons ambientes e de se deixar influenciar pelos ditames e pela moral da Igreja Católica, foi decaindo nos costumes e na piedade. Passou a conviver com más companhias e se desviou das sendas do bem.

Em vão, os pais fizeram todo o possível para retê-lo. Pedro se desclassificou a tal ponto que abandonou a casa paterna, embrenhou-se no meio da última ralé de bandidos, de sem- vergonhas, e ali se perdeu completamente. Com o tempo, chegou a se tornar chefe de uma quadrilha de salteadores de estrada. Ladrão perigoso, assassino e fugitivo, se a polícia real o apanhasse, certamente seria morto.

Fulminante golpe da graça

Aconteceu porém que, estando ele um dia a vagar pelo mato com seus companheiros de perdição, ouviu ao longe um toque de clarim, típico de gente da Corte. Imaginando os preciosos despojos que aquele séquito lhe proporcionaria, Pedro resolve atacá-lo com sua quadrilha.

Mal os dois grupos se encontram, Pedro sai em busca do chefe do destacamento e está prestes a lhe desferir um golpe quando… percebe tratar-se de seu próprio pai.

Como que tocado por fulminante raio, o bandido permanece imóvel, detendo no ar seu braço armado. Ele, e não o pai. recebera o golpe fatal Um golpe da graça divina. Por certo, naquele instante alguém, em algum lugar, devia estar rezando por ele a Nossa Senhora…

A vista da nobreza e da respeitabilidade de seu pai deu a ele a ideia de como tinha caído, de como se tornara a escória da sociedade e, por isso mesmo, indigno do ambiente no qual vivia sua família. “Que diferença” — pensou ele. ‘Meu pai e minha mãe numa situação honrosa, e eu, entre bandidos! De pessoa limpa e decente, transformei-me num canalha!”

Essas reflexões de Índole humana, sugeridas pela graça, foram acompanhadas de outra: ‘Pequei contra Deus! Isto é o mais grave, infinitamente mais grave, em tudo o que fiz. Ó Senhor, como é grande a minha maldade!”

Confuso e envergonhado, Pedro teve verdadeira contrição dos pecados cometidos. Como o filho pródigo do Evangelho, lançou-se aos pés do pai e pediu perdão. Acabou sendo agraciado pelo Rei, deixando para sempre a roda de malfeitores no meio dos quais vivera. Depois, com toda a humildade, procurou um religioso mercedário, a quem confessou os crimes que perpetrara e expôs os remorsos que lhe torturavam a alma.

Na Ordem de Nossa Senhora das Mercês

Uma vez absolvido de seus pecados, Pedro solicitou, por misericórdia, que o admitissem como mercedário. Os frades resolveram aceitá-lo, reconhecendo seu profundo e sincero arrependimento.

Os mercedários são membros de uma Ordem religiosa consagrada a Nossa Senhora sob esta linda invocação: Nossa Senhora das Mercês. Mercês são os favores que Nossa Senhora concede aos seus devotos. Tanto valeria dizer, pois, Nossa Senhora da Bondade, Nossa Senhora da Generosidade ou Nossa Senhora dos Presentes…

Era missão dos mercedários trabalhar pela libertação dos cativos que viviam sob o jugo de infiéis. De fato, no tempo de Pedro Armengol o Mediterrâneo era infestado de piratas maometanos que assaltavam os navios católicos, não apenas para roubar, mas para capturar tripulantes e passageiros a fim de transformá-los em escravos. Assim, o norte da África estava repleto desses cativos, tiranizados pelos bárbaros para o resto de suas vidas.

A situação desses infelizes era física e espiritualmente horrenda, posto praticarem os mouros a poligamia e terem uma péssima moralidade, criando deste modo um ambiente venenoso para seus cativos. Porque, tal o mestre, tal o escravo.

Ora, no intuito de cumprir sua heroica missão, os frades mercedários não só se arriscavam a viver em território maometano, como faziam um voto admirável: por amor às almas, oferecerem-se como reféns, para serem trocados por cativos católicos que estivessem no meio dos mouros. Trata-se de uma das mais elevadas manifestações de dedicação que eu conheço. Um homem pode ser grande herói porque assaltou as muralhas de tal cidade, porque combateu como ninguém. etc. Mas, oferecer-se para correr os riscos da escravidão nos domínios maometanos!…

No norte da África

Foi esta, precisamente, a forma de heroísmo abraçada por Pedro Armengol. Convertido, ingressou na Ordem dos Mercedários e se tornou excelente religioso. Passaram-se alguns anos e, certo dia, aconteceu o que tinha de acontecer. O Superior mandou chamá-lo e lhe disse:

— Frei Pedro, o senhor esta designado para ir libertar os cativos na África.

– Pois não — respondeu ele sem hesitar, certamente pensando no seu intimo: Eu mereço isso pelos meus pecados.”

Atendendo à voz da obediência. Frei Pedro passou um número de anos no norte da África. Numa arriscada existência.

Quando já se preparava para voltar à Espanha, soube que 137 jovenzinhos cristãos, escravizados, jaziam nas casas de seus senhores expostos à depravação e ao risco de perderem a Fé.

Com religioso desvelo. Frei Pedro procurou os mouros e negociou a libertação daqueles cativos. Os infleis exigiram muito dinheiro. Soma tão avultada só poderia vir da Espanha, o que prolongaria ainda mais o tempo da perigosa escravidão dos jovens católicos.

Sem hesitação, Frei Pedro ofereceu-se como refém no lugar deles, até que lhe fosse enviada da Espanha a quantia necessária para o resgate. Os mouros concordaram, impondo entretanto a seguinte condição:

— Damos a eles um prazo para irem à Espanha, recolherem o dinheiro e no-lo enviarem. Durante esse tempo você fica aqui à nossa disposição. Se o dinheiro não chegar até o dia X. nós o enforcamos.

Pendurado na forca, sem perder a confiança em Nossa Senhora

Nos seus insondáveis desígnios, queria a Providência colocar à prova o ex-salteador de Sao Pedro Armengol na capela anexa a Santa María de Conxo (Santiago de Compostela).jpgestradas. Esgotara-se o prazo estipulado pelos maometanos. Furiosos, cumpriram a ameaça: enforcaram Frei Armengol e, acreditando-o já morto, abandonaram-no pendente da corda.

Pouco tempo depois chega o navio com o dinheiro do resgate. Problemas de navegação haviam determinado o atraso.

— Onde está o Frei Armengol — perguntaram os emissários. A resposta do chefe mouro foi aterradora:

— Chegaram tarde. Ele está no cadafalso, enforcado há três dias, conforme prometi. Indignados com a crueldade do infiel, os frades quiseram ver o corpo de seu irmão de habito.

Ao chegarem junto ao patíbulo, grande surpresa: Frei Pedro. ainda na forca, estava vivo, embora pálido como um cadáver. (Ele conservaria no rosto, por toda a vida, essa palidez cadavérica: e no pescoço, bem visível,a marca da corda.)

Era um milagre extraordinário!

Por humildade, Pedro Armengol nada disse a respeito desse milagre. De volta à Espanha, porém, o Superior lhe ordenou em nome da santa obediência:

— Frei Pedro, conte o que se passou. Com a mesma humildade, ele simplesmente respondeu:

— Nossa Senhora ficou me sustentando o tempo inteiro. – Quer dizer, ele confiara na Santíssima Virgem, e Ela realizou esse estupendo milagre em favor de seu heróico devoto.

Com autorização dos superiores, Pedro Armengol se retirou para um convento nas montanhas, onde viveu solitário, fazendo penitência por sua vida passada e rezando peloscatólicos cativos nas mãos dos mouros. Ali cresceu ele em graça e santidade, até o dia cm que “adormeceu no Senhor”. Anos depois, a Santa Sé o canonizou.

Admirável modelo de confiança

Para mim, São Pedro Armegol é o modelo da confiança. Pecador medonho, arrependeu- se. confiou e foi perdoado. Mais ainda: recebeu a vocação religiosa! O bandido fora chamado por Nossa Senhora para abraçar a condição de frade.

Insondável desvelo foi também o atrai-lo para a Ordem das Mercês, onde o antigo Ladrão haveria de correr riscos que lhe dariam a oportunidade de, ao mesmo tempo, expiar seus pecados e fazer muito bem ao próximo. Subitamente, mais uma prova: ficar como refém, com perigo de morte. A calma da espera, e o navio que não chega…

Vêm os carrascos para matá-lo, ele caminha sereno e tranquilo para o patíbulo. Suspenso na corda, ele percebe naturalmente estar sendo objeto de um milagre.

Outra espera. O que vai acontecer? Chega o dinheiro do resgate, descem-no da corda. A sua confiança estava preenchida.

Este é o tipo de confiança que todo católico deve ter. Ainda que — segundo as pungentes palavras do salmista — imersos no limo profundo, onde nossos pés não encontram terreno sólido, temos de confiar em Nossa Senhora. (Santos comentados por Mons. João Clá Dias, EP).