Por ocasião da abertura do Jubileu pelos 275 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia à Salvador, centenas de fiéis participaram de uma Santa Missa campal presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj e concelebrada por padre Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário.

Arquidiocese de Salvador celebra os 275 anos de Nosso Senhor do Bonfim 1.jpeg

Iniciado no último domingo, 21 de abril, o ano jubilar se estenderá até o dia 19 de abril de 2020, quando a Devoção do Senhor do Bonfim também completará 275 anos de existência.

No início da celebração, Dom Murilo explicou aos fiéis que um jubileu é ocasião de gratidão. “A palavra jubileu tem origem na tradição judaica, que significa ‘júbilo’, alegria. Um ano jubilar é uma oportunidade de render graças a Deus por tantas bênçãos derramadas aqui, neste Santuário”, ressaltou.

Arquidiocese de Salvador celebra os 275 anos de Nosso Senhor do Bonfim 3.jpeg

Durante sua homilia, o prelado destacou que a principal missão da Basílica Santuário é ser sinal da misericórdia de Deus. “Hoje celebramos a passagem de Cristo vitorioso sobre a morte. Ele vem nos mostrar que a cruz não é o final. Aqui veneramos, há quase três séculos, a vitória de Cristo sobre a morte. Esse Cristo quer nos abraçar, nos acolher. Essa é a lição mais importante que aprendemos aqui, nesta Colina Sagrada. Deus é misericórdia!”, assegurou.

Ao término da celebração, o Padre Edson Menezes anunciou que a programação para este período jubilar, marcado por diversas atividades celebrativas e pastorais, será apresentada em breve. E também exortou os fiéis a viverem o Jubileu segundo a Oração Jubilar e a Carta Pastoral elaborada por Dom Murilo Krieger.

Um pouco de história

Em 1745, o capitão Teodósio Rodrigues de Faria, num gesto de gratidão a Deus por ter sido salvo de um naufrágio, levou as imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia para Salvador.

Arquidiocese de Salvador celebra os 275 anos de Nosso Senhor do Bonfim 2.jpeg

Ainda em gratidão pela graça alcançada, o capitão construiu a igreja do Bonfim, que foi concluída no ano de 1754. Um grupo de leigos católicos criou a devoção ao Nosso Senhor do Bonfim com o de propagar no Brasil a devoção ao Senhor do Bonfim e a Nossa Senhora da Guia. (EPC)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org