A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, na cidade baiana de Salvador, realizará entre os dias 22 de março e 21 de abril, uma Jornada de Veneração a Santa Cruz do Senhor do Bonfim.

Na ocasião, os fiéis peregrinos que subirem a Colina Sagrada poderão venerar de perto a imagem original do Senhor do Bonfim, assim como tocar a Cruz, de segunda a quinta-feira e sábado, das 7h às 18h; às sextas e domingos, das 6h às 18h.

Santua?rio Senhor Bom Jesus do Bonfim promove Jornada de Venerac?a?o a Santa Cruz.jpg

Uma Santa Missa, celebrada às 09h da próxima sexta-feira, 22, marcará oficialmente a abertura da exposição. Após a qual, os fiéis poderão visitar a imagem, que será instalada na capela da Almas, próximo a sala dos milagres. Para ter acesso ao local, os fiéis terão que passar pela Porta da Misericórdia, localizada no lado direito da Basílica.

Durante a Caminhada Penitencial, que está agendada para acontecer no dia 24 de março, os devotos poderão venerar a imagem ao longo de todo o dia, e no domingo de Páscoa, 21 de abril, a imagem retornará ao altar-mor, que está sendo restaurado. Nesta data, a Basílica Santuário iniciará as comemorações pelos 275 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim que ocorrerá no dia 18 de abril de 2020.

Foram poucas as vezes em que, ao longo dos seus quase 274 anos, os féis tiveram a oportunidade de venerar a imagem do Senhor do Bonfim em Salvador. Segundo registros da Devoção do Senhor do Bonfim, mantenedora da Basílica Santuário, a última vez que ela foi retirada do altar-mor para a veneração dos fiéis foi em 1996, quando a Arquidiocese realizou a abertura do Jubileu dos dois mil anos do nascimento de Jesus, no estádio da Fonte Nova.

“Imaginem o privilégio que está geração terá? Ter a oportunidade de tocar a Cruz da imagem original do Senhor do Bonfim é um presente precioso. Não temos ideia de quando este fato se repetirá e se as próximas gerações terão a mesma chance”, afirmou o juiz da Irmandade, Francisco José Pitanga Bastos, sobre a Jornada de Veneração a Santa Cruz do Senhor do Bonfim. (EPC)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org