Oitocentos manuscritos medievais datados dos anos 700 e 1200 foram publicados na Internet para que estejam pela primeira vez à disposição do público geral, graças a um projeto de colaboração entre a British Library e a Bibliothèque Nationale de France. O projeto de digitalização e publicação bilingue dos materiais durou dois anos e constitui uma notável galeria acessível através de uma página web conjunta.

Manuscritos medievais ilustrados sa?o publicados na internet.jpg

“Antes da introdução da impressão na Europa, todos os livros eram escritos à mão como manuscritos. Os mais luxuosos destes estavam ilustrados, literalmente ‘iluminados’ por decorações e imagens em pigmentos de cores brilhantes e folhas de ouro polido”, recorda a apresentação do projeto. “Todos os manuscritos, sejam luxuosos manuscritos bíblicos ou litúrgicos, cópias da literatura clássica ou textos patrísticos, teológicos, históricos ou científicos, são documentos históricos valiosos que podem aprofundar e ampliar nossa compreensão da vida política, social e cultural das épocas em que foram feitas. Seu valor de pesquisa é inestimável”.

As publicações incluem volumes da Sagrada Escritura, Liturgia, Hagiografia (vidas dos Santos), Teologia, História, Literatura, Ciência, escritos dos clássicos gregos e romanos, assim como Leis e Educação. A coleção pode ser lida através de temas, autores, lugares de origem ou tempo da publicação, ou através de apresentações preparadas pela British Library para oferecer informação de contexto sobre o valor dos manuscritos.

Os manuscritos incluem obras dos Padres da Igreja como Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Jerônimo e São Gregório Magno. Também pode-se ler manuscritos de Missais, sacramentários, graduais e outros textos relacionados com a música sacra, assim como ter contato com escritos de materiais seculares como a compreensão sobre o corpo humano e o tratamento de enfermidades com os métodos da época.

Os textos podem ser acessados através da página web do projeto (clique aqui). (EPC)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org