A Arquidiocese de Tlalnepantla, México, iniciou no dia 14 de fevereiro, o ano jubilar que comemora o 500º aniversário da chegada da primeira imagem da Virgem para o México, Nossa Senhora dos Remédios.

A imagem da Mãe de Deus veio para o México entre os pertences do capitão Juan Rodriguez de Villafuerte, um dos homens que estavam com Hernan Cortes quando ele chegou a Cozumel, em fevereiro 1519.

A imagem de Nossa Senhora dos Remédios tornou-se imediatamente a bandeira da evangelização.

Atualmente, esta imagem encontra-se na Basílica de Nossa Senhora dos Remédios, em Naucalpan, e pertence à Arquidiocese de Tlalnepantla, onde foi celebrada a Eucaristia para o início do Ano Jubilar.

A Imagem é uma escultura em madeira, pequena, com 27 centímetros de altura, e a criança que ela leva na mão esquerda tem cerca de seis centímetros. Ela foi provavelmente esculpida em Mechelen, na Bélgica, nos séculos XIV ou XV, e é o tipo de imagem que os cavaleiros costumavam usar na cabeça da sela dos cavalos.

Juan Rodríguez de Villafuerte recebeu a imagem como um presente de seu irmão “por seu consolo” e para “protegê-lo dos perigos que ele poderia ter no Novo Mundo”.

Esta imagem, ainda hoje venerada, é a mesma que presidiu a primeira Missa celebrada no México, oficiada pelo Padre mercedário, Frei Bartolomeu de Olmedo, e que também esteve presente quando dos primeiros 20 batismos realizados na foz do rio Grijalva, em Tabasco, em 17 de marco de 1519.

Conta a tradição que a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, por indicação de Cortés, foi colocada sobre o altar mais importante em Tenochtitlan, no local onde os astecas realizavam seus horríveis sacrifícios humanos.

Ao iniciar-se a guerra entre espanhóis e nativos, e depois da chamada “Noche Triste”, entre 30 de Junho e 1 de Julho, 1520, a imagem ficou desaparecida por 20 anos e só foi recuperada graças a um chefe índio chamado Juan Águila: “as autoridades a levaram 75 vezes em procissão pela estrada México-Tacuba até a Cidade do México e, em 1575, construíram o santuário onde é reverenciada e venerada até hoje”.

O ano do jubileu

Para comemorar o 500º aniversário da chegada da imagem de Nossa Senhora dos Remédios, ao México, na Arquidiocese de Tlalnepantla será comemorado um Ano Jubilar, durante o qual vários eventos históricos serão recordados.

No dia 14 de fevereiro, foi celebrada a chegada da imagem ao continente. Na tarde do dia 17 de março será comemorada a realização da primeira missa celebrada em Tabasco, no México, com a participação dos nativos do lugar.

Em 25 de março, será recordada a edificação da primeira cidade dedicada a Nossa Senhora das Vitórias. Em 1º de julho será celebrada Missa em Tenochtitlan com a imagem.

Finalmente, no dia 1º de setembro, será celebrada a Solenidade de Nossa Senhora dos Remédios.

O Ano Jubilar terminará em 1º de julho de 2020, data em que ela chegou à sua atual basílica. (JSG)


Fonte: Conteúdo [adaptado] publicado em gaudiumpress.org