A Diocese de Cruz das Almas completou seu primeiro ano de instalação na última segunda-feira, 28 de janeiro.

Diocese baiana lança página web para comemorar seu primeiro ano de criação

Para celebrar este momento, foi criada uma página web comemorativa com fotografias e informações acerca deste recente bispado criado pelo Papa Francisco.

De acordo com a página, a primeira manifestação pública sobre a possibilidade de criação de uma diocese para atender a região Recôncavo da Bahia ocorreu em 2 de fevereiro de 1977, na cidade baiana de Santo Amaro da Purificação, em pronunciamento do Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, então Arcebispo da Arquidiocese de Salvador.

“A primeira comunicação formal sobre a ereção da Diocese chegou a São Salvador da Bahia mediante carta do Reverendíssimo Núncio Dom Giovanni d’Aniello, destinada ao Reverendíssimo Arcebispo Dom Murilo S. R. Krieger”.

Criada pela Santa Sé no dia 22 de novembro de 2017, através da Constituição Apostólica “Ut Crescat” do Papa Francisco, a Diocese de Cruz das Almas foi desmembrada do território da Arquidiocese de Salvador e está localizada no Recôncavo Sul da Bahia, a 146 quilômetros da capital do Estado.

A instalação do novo bispado ocorreu em 28 de janeiro de 2018, durante cerimônia presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Anielo. No mesmo dia, houve a posse do primeiro bispo diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto.

A Diocese de Cruz das Almas tem como Padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso e é composta por 17 paróquias, 185 comunidades e 10 municípios (Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara). (LMI)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org