No primeiro dia do ano que se inicia, a Igreja Católica celebrou a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. “A maternidade de Maria resplandece com tão virginal fulgor, que todas as virgens, diante dEla, são como se não o fossem. Somente Ela é a imaculada, a Virgem entre as virgens, a única que perfuma e torna perfeita a castidade de todas”1.  “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42), de modo que Jesus se fez homem para se tornar Divino.

Parte do Presépio, que se encontra na Catedral

A Celebração Eucarística aconteceu na Catedral da Transfiguração do Senhor, localizada no Centro Histórico de Salvador. O Padre Lázaro Muniz realizou a celebração em um clima de muita paz, na qual todos ficaram atentos às palavras de esperança proclamadas, sobretudo n’Aquela que tanto amou a Deus. No primeiro dia do ano, relembrou, também, sobre a Paz Mundial, cujas palavras referenciadas pelo Reverendíssimo nos mostra a importância de cultivarmos mais o amor e que, antes de cobrarmos dos outros a serenidade do amor de Deus, este deve nascer primeiro em nós, realizando-se as primeiras mudanças, no intuito de praticarmos um mundo mais humano e melhor.

A Celebração contou, ainda, com as participações do Diácono Raimundo Moreno e do Diácono Joelson Pomponet, dos ministros, leitores, coroinhas, além da presença do Coral dos Cooperadores dos Arautos do Evangelho de Salvador, que proclamou diversos cantos natalinos para selar o clima de muita paz da Santíssima Trindade.

Antes dos Ritos Finais, o Pe. Lázaro agradeceu a participação de todos, inclusive a do Coral dos Arautos, e fez uma grande surpresa: pediu aos Diáconos que distribuíssem as rosas brancas que estavam sob o presbitério, para selar esse grande dia de esperança, de amor à Santíssima Virgem e do dia Mundial da Paz. Por fim, todos receberam as bênçãos finais e foram aspergidos de água benta.

Confira, a seguir, outras imagens deste dia


1 ARAUTOS DO EVANGELHO. Santa Maria, Mãe de Deus. Disponível em:  < http://www.arautos.org/secoes/artigos/especiais/santa-maria-mae-de-deus-2-144140 >