O município de Candeias, no interior da Bahia, comemora nesta quinta-feira, 24 de janeiro, o início do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias. “Mãe das Candeias, Iluminai na Santidade a Igreja Peregrina” será a temática dos festejos em honra a Padroeira da cidade, que se estendem até o dia 3 de fevereiro.

Bahia atrai fiéis para os festejos de Nossa Senhora das Candeias

A abertura da festa acontecerá às 5h, com alvorada de fogos, hasteamento da bandeira e oração do Ofício de Nossa Senhora, no Santuário de Nossa Senhora das Candeias.

Segundo o pároco, Frei Jorge Luiz Soares, a celebração do novenário com o tema proposto para este ano deseja fazer com que “tenhamos a oportunidade de refletirmos o documento do Santo Papa Francisco, que nos faz um apelo para não esquecermos que a nossa vocação última é a santidade”.

“É isso que nós queremos trazer esse ano para a nossa comunidade, devotos e todos os romeiros de Nossa Senhora das Candeias, pedindo, sobretudo, que ela interceda por nós, que ela diante de Deus obtenha a graça de converter os nossos corações, livrando da maldade e do pecado”, comentou o Frei Jorge.

No total, aproximadamente 6 mil pessoas são esperadas durante os dias da festa, que será concentrada na praça que leva o nome da Padroeira do município.

A comissão dos festejos de 2019 destaca que cerca de mil pessoas, divididas em 12 equipes (canto, comunicação, comunidade, decoração, eventos, intercessão, recepção, liturgia, trânsito, romeiros, procissão e noiteiros), auxiliarão a paróquia nos dias do novenário.

Em 3 de fevereiro, haverá procissão a partir das 17h. Nesta ocasião, mais de 11 mil fieis, acompanhados pela Imagem de Nossa Senhora das Candeias e de outros santos, deverão percorrer as principais ruas da cidade baiana, em um ato de fé e amor pela Virgem das Candeias.

A Festa de Nossa Senhora das Candeias é considerada a maior festa católica da Região Metropolitana de Salvador, chegando a atrair milhares de turistas de todo o país.

Em novembro de 2017, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou e sancionou um Projeto de Lei que inclui a festividade no calendário oficial das festas populares da Bahia.

Por sua vez, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias, construído no final do século XVIII, é tido pelos habitantes locais como um lugar de grande devoção a Virgem Maria. Elevado à condição de santuário diocesano em fevereiro de 2014 e reconhecido pelo Vaticano, o templo voltado para a Baía de Todos os Santos é ainda um local de peregrinação de romeiros de todo o Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres. (LMI)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org