A Exposição Santos Juninos na Colina Sagrada, organizada pelo Projeto Cultural Vila Criativa, contará este ano com os trabalhos de 13 artistas retratando a fé popular nos Santos comemorados no mês de junho: Antônio, João e Pedro.

Exposição sobre os Santos do mês de junho acontece na Bahia.png

Com o intuito de resgatar as origens e tradições da população católica nordestina, bem como suas representações regionais, memória e valorização do patrimônio artístico e cultural em suas diversas linguagens, a mostra foi aberta oficialmente na sexta-feira, 8 de junho, às 10h, na Casa dos Romeiros, em frente à praça da Igreja do Bonfim.

Seguindo até 30 de junho, de sexta a domingo das 9h às 18h, a exposição mostrará obras que retratam a tradição e a religiosidade dos Santos juninos, feitas por diversos artistas brasileiros.

Além disso, será montada uma instalação com a participação do escultor e entalhador pernambucano, Jairson Rocha. Com mais de 30 anos de carreira, o artista esculpirá uma imagem de Santo Antônio durante a exposição.

Simone Reis, a organizadora da mostra, explicou que o objetivo é promover o diálogo entre as artes, tradição e cultura popular, mostrando o trabalho de artistas entusiastas dos fazeres da fé.

“No nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e têm enorme importância para comunidades católicas e mesmo de cultos afro-brasileiros. É a fé retratada de forma artística”, disse.

Vale ressaltar que a Vila Criativa, no Bonfim, realizou nos dias 11, 12 e 13 de junho seu tradicional Tríduo de Santo Antônio, com o início sempre às 19h, com momento de oração aos festejos e em honra aos Santos juninos. (LMI)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org