A Igreja de Salvador acolheu 30 bispos de cidades metropolitanas brasileiras durante o encontro dos prelados das grandes metrópoles. O evento serviu de espaço para reflexão sobre os desafios da evangelização em áreas urbanas densamente povoadas.

O Padre Manoel de Oliveira Filho, pároco da Paróquia da Ascensão do Senhor, na capital baiana, conduziu as reflexões do encontro.

O sacerdote, inclusive, apresentou a temática da Pastoral Urbana com base na experiência de trabalho em sua paróquia de atuação, na qual há uma realidade de grandes condomínios, uma “característica desta época”.

“Embora não tenhamos templos, as comunidades existem pela fidelidade das pessoas que se reúnem para refletir, rezar e celebrar”, explicou o Padre Manoel.

Também estiveram presentes no encontro arcebispos e bispos auxiliares das arquidioceses do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Londrina (PR), Olinda e Recife, Belém, Brasília, Florianópolis, Ribeirão Preto (SP) e Goiânia.

O Arcebispo de Salvador e vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger, lembrou que o Brasil tem 208 milhões de habitantes, sendo que 85% desta população vive nas cidades.

“Nos 17 municípios com mais de um milhão de habitantes, dos quais 14 são capitais, moram 46 milhões de pessoas (22% do total). Mais da metade da população brasileira vive em municípios com mais de 100 mil habitantes; portanto, vive em apenas 5% (que corresponde a 278 municípios) dos 5.570 municípios brasileiros”, comentou.

Em seguida, Dom Krieger informou que um relatório-síntese do encontro será posteriormente enviado aos participantes.

A reunião, segundo o arcebispo, teve por finalidade “inquietar” os participantes, “para que tomem consciência da necessidade de estarem atentos aos desafios que a sociedade atual coloca aos evangelizadores”. (LMI)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org