Com a intercessão de Nossa Senhora, o dia 13 de outubro marcou o encerramento do “Centenário de Fátima” na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na cidade do México. O Congresso começou às 10h da manhã na Basílica antiga de Guadalupe (hoje templo Expiatório) com um cortejo que trazia a imagem peregrina da Virgem de Fátima. Em seguida, Mons. Pedro Agustín Rivera (antigo Reitor desta Basílica e cônego honorário da Basílica de Guadalupe) foi quem coroou Nossa Senhora em nome dos presentes.

Várias exposições ocorreram ao longo do dia sobre o tema das aparições de Nossa Senhora e como isto influencia na vida das pessoas. Entre os palestrantes estiveram:
Rogelio Alcántara (da Comissão para a Doutrina da Fé da Arquidiocese do México);
Sr. Estebán Arce (conhecido apresentador do principal canal de televisão – Televisa);
Sr. Manuel Capetillo (Pregador leigo e apresentador do canal católico María Visión);
Sr. Roberto O´Farrill (Apresentador de televisão católica);
Sr. José Antonio Dominguez, EP (Irmão dos Arautos do Evangelho)

Também ocorreu um momento de orações com a exposição do Santíssimo Sacramento dirigida pelo Monsenhor Pedro Agustín.

O Congresso contou com a participação de aproximadamente 1000 pessoas ao longo do dia. No decorrer, o Padre Carlos Alberto atendeu confissões.

Às 19h, iniciou a procissão com as velas, onde se rezou o Rosário pela esplanada da Basílica. Em seguida, às 20h, iniciou-se a Santa Missa celebrada pelo Monsenhor Adolfo Miguel Castaño, Bispo auxiliar da Arquidiocese da Cidade do México, e concelebrada por outros sacerdotes.

Todo este evento foi transmitido direto pela “Adelante en la Fe”, a televisão via internet da Arquidiocese da Cidade do México.