A quase-paróquia de Santo Agostinho, localizada no distrito de Areia Branca, em Lauro de Freitas, esteve em festa no dia 19 de agosto para celebrar a ordenação do Diácono Gregório Magno Wellinton Soares dos Santos, da Ordem  Premonstratense, fundada em 1119 por São Norberto.

Ela foi criada no dia 26 de agosto de 2016, pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

A expressão ‘quase-paróquia’ está no Código de Direito Canônico e se refere à ‘uma determinada comunidade de fiéis, confiada a um sacerdote como a pastor próprio, ainda não erigida como paróquia por circunstâncias especiais’ (Cân. 516 § 1).

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Marcos Eugênio Galrão e contou com as participações dos Padres da Ordem Premonstratense: José Maria Casaes Martins, Tiago Kern Nascimento Santos,  Dimas (Capelão da Polícia Militar),  Gabriel e André (Vigário da Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga).

A quase-paróquia estava repleta de fiéis, que acolheu a Imagem do Imaculado Coração de Nossa Senhora de Fátima, dos Arautos do Evangelho, com muita alegria, entusiasmo e devoção.

No final da Celebração, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, o Diácono ordenado consagrou a si e a comunidade ao Imaculado Coração da Virgem Maria.