No mês de maio, o Padroeiro da cidade de Salvador, São Francisco Xavier, é o homenageado pelos fiéis soteropolitanos. Este ano, o tema para as festividades em memória ao Santo intitula-se “São Francisco Xavier, servidor do Evangelho, devoto de Maria, testemunha do Salvador e defensor da vida”.

 Até 9 de maio, os fiéis participam do novenário em preparação à festa, com início sempre às 16h, na Igreja São Pedro dos Clérigos (Centro Histórico de Salvador).

A programação foi diferenciada no último dia 4 de maio, uma vez que houve Missa de abertura do Dia de Adoração às 9h e, logo após, às 10h, o Santíssimo Sacramento ficou exposto para adoração, que seguiu até as 16h30. Após este momento, teve início uma procissão na praça do Terreiro de Jesus.

Já no sábado, 6 de maio, das 7h às 13h, foi realizada a Jornada das Irmandades, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio).

A partir das 7h30, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, presidiu a Missa na Basílica. Na parte da tarde, às 15h, os fiéis participaram da Missa com oração por cura e libertação na Igreja São Pedro dos Clérigos, presidida pelo pároco, Padre Lázaro Muniz.

Ainda em meio à programação da Festa de São Francisco Xavier, ocorreu a Missa na Igreja São Domingos de Gusmão (Terreiro de Jesus) no dia 7 de maio, às 8h15. Logo após a cerimônia, os devotos baianos seguiram para a Igreja São Pedro dos Clérigos. Ao chegarem no local, participaram da adoração ao Santíssimo Sacramento. E a partir das 11h, foram convidados a comparecer a Missa em Ação de Graças, presidida pelo Padre José Antonio Pecchia, e que contou com a presença da Comunidade Jesuíta em Salvador.

Agora, na véspera da festa, dia 9 de maio, às 16h, também na Igreja São Pedro dos Clérigos, acontecerá um momento de oração e o translado da relíquia de São Francisco Xavier até a Câmara Municipal de Salvador.

Por fim, no dia festivo, 10 de maio, às 15h, a relíquia de São Francisco Xavier será conduzida para a Igreja São Pedro dos Clérigos. Os festejos serão encerrados com a Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 16h. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Fonte: gaudiumpress.org