Do nascer ao pôr do sol, do Oceano Atlântico à Baia de Todos os Santos, Salvador está rodeado por um mar de belezas naturais e por edificações salpicadas nas suas encostas cuja geografia lembra um pouco a suavidade e a elevação das ondas que avançam sobre as areias das praias. Quem visita esta cidade não pode deixar de entrar nas suas águas, mas também deixar-se queimar pelo Sol que ilumina a fé das suas gentes e dar um bom mergulho na sua História.

Uma igreja incontornável para conhecer melhor Salvador e observar a alegria daqueles que aí vivem a sua fé, fica no coração do pelourinho, local que nos transporta para tempos em que se calçavam as vias e colocavam os fundamentos de um povo que nasceria à sombra da cruz.

Nessa edificação, homens que pareciam feitos de ébano, fortes e robustos, sofredores e escravizados, eram acolhidos e respeitados por uma mãe que a todos acolhe e chama para o seu regaço: a Igreja. Constituiu-se assim a irmandade do Rosário.

É essa alegria contagiante de redimidos e livres, da fé e de uma esperança que jamais será vã, que encontramos nas celebrações que acontecem na igreja Nossa Senhora do Rosário.  Aqueles que ao visitarem Salvador e a igreja do Rosário levarem consigo estes sinais de esperança, estarão contribuindo para que advenha um mundo mais justo e pacífico.