No “mês de maio, eu gostaria de lembrar a importância e a beleza da oração do Santo Terço. Recitando a Ave Maria, somos levados a contemplar os mistérios de Jesus, refletir sobre os principais momentos de Sua vida, para que, como foi com Maria e São José, Ele seja o centro dos nossos pensamentos, da nossa atenção e de nossas ações”.

Maio, mês das mães, da Mãe de todas as mães! Com esta compreensão, muitos autores têm defendido a concepção desta importante época do ano para dedicarmos à Maria. Uma delas, defendida pelo Cardeal John Henry Newman, em sua em sua obra “Meditações e Devoções” consiste “[…] no tempo em que a terra faz surgir a terna folhagem e os verdes pastos, depois do frio e da neve do inverno, da cruel atmosfera, do vento selvagem e das chuvas da primavera”1. Nesse sentido, não foi por acaso que Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos, em Fátima, no ano de 1917, para alertá-los sobre os Seus apelos de oração, penitência e resignação à vida. Assim, maio transforma-se em um tempo especial de graças para nós. Graças que são conseguidas por nossa Mãe, nossa Advogada e nossa Intercessora fiel diante de Deus.

Por isso, no dia 18 de maio, membros dos Arautos do Evangelho e demais Consagrados a Jesus, pelas mãos de Maria reuniram-se, em Lauro de Freitas, a convite da Sra. Cecília Maria dos Santos Oliveira, com o intuito de meditar sobre a vida de santidade de Nossa Senhora, através das revelações de santas místicas, como Ana Catarina Emmerick, além de aprofundar tal reflexão por meio da obra “São José: quem O conhece?”, escrita por Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, EP, fundador dos Arautos do Evangelho. Sobre este grande Santo, pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, primeiro devoto de Nossa Senhora escolhido por Deus – para ser esposo de sua Mãe Virginal pela sua justiça, pela sua pureza, por sua sabedoria, por todas as qualidades -, a Dr.ª Lizandra Colossi Oliveira, Cooperadora dos Arautos, proferiu o momento de reflexão, onde fora perceptível um clima de constante oração, contemplação e benquerença entre os presentes.

Dr.ª Lizandra Colossi Oliveira, Cooperadora dos Arautos do Evangelho, em momento de meditação, com os demais presentes, sobre a vida de Nossa Senhora

Em seguida, realizou-se a oração das 1000 Ave Marias. Esta tradição costuma ocorrer desde 2010, quando, por meio de momentos difícies que duas amigas da Sra. Cecília se encontravam, surgiu a ideia de pedir a intercessão de Nossa Senhora, através desta devoção. Desde então, o número de pessoas participantes foi crescendo, e, atualmente, cerca de cem pessoas participam deste momento especial, com o objetivo de se aproximarem, cada vez mais, como filhos de nossa Mãe, Maria Santíssima, já que, conforme mencionara São Luís Maria Grignon de Montfort: “Foi por meio da Santíssima Virgem Maria que Jesus veio ao mundo, e é também através dEla que Ele deve reinar em todo o mundo. No decorrer destes nove anos, algumas frequentadoras se consagraram a Jesus pelas mãos de Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignon, através dos Arautos do Evangelho, o que potencializa a caminhada de fé.

Por isso, o Papa Bento XVI recomenda: “Se não sabeis como rezar, pedi-Lhe para vos ensinar e pedi à Mãe do Céu para rezar convosco e por vós […]”. Ainda para São João Paulo II: “Esta oração tem assumido um papel importante na minha vida espiritual desde a minha infância e juventude. A oração do Rosário tem me acompanhado nos momentos de alegria e de provação. Muitas preocupações entreguei nesta oração e, por meio dela, sempre experimentei o fortalecimento e a consolação”. Da mesma forma, o Papa Francisco também nos convida a oração do Rosário, especialmente neste mês: “Neste mês de maio, eu gostaria de lembrar a importância e a beleza da oração do Santo Terço. Recitando a Ave-Maria, somos levados a contemplar os mistérios de Jesus, refletir sobre os principais momentos de Sua vida, para que, como foi com Maria e São José, Ele seja o centro dos nossos pensamentos, da nossa atenção e de nossas ações”. “Seria bom que, especialmente neste mês de maio, rezássemos juntos, em família, com os amigos, na paróquia, o Santo Terço ou alguma oração a Jesus e à Virgem Maria”2

Por isso, atendendo aos pedidos dos Santos Sacerdotes, assim como fora-nos suplicado pela Santa Mãe, como amorosos filhos e filhas, atendamos e sigamos seus maternais conselhos e, por mais incertos e sombrios que sejam os dias que se aproximam, tenhamos a esperança no Triunfo do Seu Imaculado Coração, pedindo-Lhe com toda confiança: “Ó Maria, mostrai a força do vosso manto protetor aos vossos filhos e filhas que sob o signo da Santa Cruz vos pertencem”.

____________________________________________________________

1 Por que Maio é o mês de Maria? Apostolado do Oratório. Disponível em: <https://oratorio.blog.arautos.org/2019/05/porque-maio-e-o-mes-de-maria/#more-28537>. Acesso em 20 maio 2019.
2 AQUINO, Felipe. Conheça 15 bons motivos para rezar o Santo Rosário. Gaudium  Press. Disponível em: <https://www.arautos.org/secoes/noticias/noticia/conheca-15-bons-motivos-para-rezar-o-santo-rosario-256243>. Acesso em 20 maio 2019.