Neste próximo domingo, 28 de abril, Segundo Domingo da Páscoa, será a Festa da Divina Misericórdia; comemoração instituída no ano 2000 por São João Paulo II, e dia para que os fiéis e pessoas de boa vontade acolham em suas vidas a Misericórdia Divina.

Assim o indicou o Papa polonês ao instituir esta festividade no dia 30 de abril daquele ano, quando presidia a canonização de Santa Faustina Kowalska, ‘Apóstolo da Misericórdia’:

“É importante que acolhamos integralmente a mensagem que nos transmite a palavra de Deus neste segundo Domingo de Páscoa, que a partir de agora em toda a Igreja se designará com o nome de ‘Domingo da Misericórdia Divina’ (…) Cristo nos ensinou que ‘o homem não apenas recebe e experimenta a misericórdia de Deus, mas que está chamado a usar misericórdia’ com os demais: ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia’. E nos assinalou, ainda, os múltiplos caminhos da misericórdia, que não apenas perdoa os pecados, mas que também sai ao encontro de todas as necessidades dos homens. Jesus se inclinou sobre todas as misérias humanas, tanto materiais como espirituais”.

Como receber as graças no dia da Festa da Divina Misericórdia 1.jpg

Foi o próprio Jesus quem comunicou a Santa Faustina Kowalska que no Segundo Domingo de Páscoa se celebra a festa da Misericórdia. Assim consta no diário da Santa:

“Desejo que o primeiro domingo depois da Páscoa da Ressurreição seja a Festa da Misericórdia”.

Nosso Senhor assegurou, para Soror Faustina, que derramará inumeráveis graças para aqueles que acolham sua Divina Misericórdia no dia de sua festa:

“Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e amparo para todas as almas e, especialmente, para os pobres pecadores. Nesse dia estão abertas as entranhas de Minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximem ao manancial de Minha misericórdia”.

As graças do Dia da Misericórdia

As graças que concederá Nosso Senhor misericordioso serão as seguintes:

“A alma que se confie e receba a Santa Comunhão obterá o perdão total das culpas e das penas. Nesse dia estão abertas todas as comportas divinas através das quais fluem as graças”.

“Quem se aproxime nesse dia da Fonte de Vida receberá o perdão total das culpas e das penas”.

“Não encontrará alma nenhuma a justificação até que se dirija com confiança à Minha misericórdia. Nesse dia os sacerdotes devem falar às almas sobre Minha misericórdia infinita”.

Jesus também enfatizou a Soror Faustina que Sua Misericórdia é a última tábua de salvação que oferece à humanidade:

“As almas morrem apesar de Minha amarga Paixão. Lhes ofereço a última tábua de salvação, quer dizer, a Festa de Minha Misericórdia. Se não adoram Minha Misericórdia morreram para sempre”.

Como receber as graças no dia da Festa da Divina Misericórdia 2.jpg

Rezar a Coroinha da Divina Misericórdia

Nosso Senhor também confiou à Santa Faustina a Coroinha da Divina Misericórdia, entregando várias promessas:

Quem a rezar obterá através dela que tudo o que peça se realize, sempre e quando estiver de acordo com a vontade de Deus.

Quem ore com a Coroinha receberá misericórdia, sobretudo na hora da morte, e os sacerdotes a recomendarão aos pecadores como última tábua de salvação:

“Defenderei com Minha própria Glória a cada alma que reze esta Coroinha na hora da morte, ou quando os demais a rezem junto ao agonizante, que obterão o mesmo perdão”.

Condições para receber a Misericórdia Divina

Para receber a Misericórdia de Jesus, sobretudo na Festa da Divina Misericórdia, é necessário aproximar-se ao Senhor com um coração contrito e humilde, arrepender-se dos pecados, confiar firmemente na Divina Misericórdia de Jesus Cristo e aproximar-se do sacramento da Confissão nesse dia ou sete dias antes ou depois. Receber a Comunhão Eucarística, venerar a imagem da Divina Misericórdia, e praticar as obras de misericórdia. (EPC)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org