Nos encontramos na Oitava do Natal, oito dias de celebração que vão desde o Natal de Nosso Senhor até a solenidade de Maria, Mãe de Deus, que ocorre no dia 1º de janeiro. Mas por que celebramos a Oitava de Natal?

Por que se celebra a Oitava de Natal.jpg

Celebrar a Oitava tem suas raízes no Antigo Testamento com um costume judeu de viver as festividades religiosas mais importantes durante oito dias. A raiz desta tradição se encontra nas Sagradas Escrituras, no livro do Gênesis 17, 10-12, que refere ao pacto de Abraão e sua descendência, com o sinal da circuncisão:

“Eis o pacto que faço entre mim e vós, e teus descendentes, e que tereis de guardar: todo homem, entre vós, será circuncidado. (…) Todo homem, no oitavo dia do seu nascimento, será circuncidado entre vós nas gerações futuras (…)”.

Desde então a Oitava, quer dizer, os oito dias, é tradição do Povo de Deus. Jesus, como judeu, também foi circuncidado aos oito dias de nascimento: “Quando se cumpriram os oito dias e foram circuncidá-lo, o chamaram Jesus, nome que o anjo lhe havia posto antes de que fosse concebido” (Lucas 2, 21).

Celebrar a Oitava se mantêm na tradição cristã para duas festas especiais: o Natal e a Páscoa da Ressurreição.

A Oitava de Natal começa na Missa do Galo de 24 de dezembro, na noite de Natal. A partir deste dia, e pelos oito seguintes, tem lugar a Oitava de Natal. Nela comemora a presença de Deus feito homem, feito um com a humanidade.

Depois da celebração de Natal, durante a Oitava, tem lugar várias celebrações:

A primeira ocorre no dia 26 de dezembro com a festa de Santo Estevão, protomártir. Deu sua vida por anunciar a Cristo. Com ele se recordam os mártires de todos os tempos que entregaram sua vida por amor a Jesus.

No dia 27 de dezembro se recorda ao Apóstolo São João, o chamado ‘discípulo amado’. É o único apóstolo que tendo amado a Jesus não morreu martirizado. É autor de um dos Evangelhos e de três cartas apostólicas.

Outra das solenidades que se recordam durante a Oitava de Natal é a dos Santos Inocentes no dia 28 de dezembro, celebrando as crianças mortas por Herodes. Durante este dia se recorda de modo especial aos bebês que foram abortados.

Dentro da Oitava também está a festa da Sagrada Família, que tem lugar no segundo domingo de Natal. Neste dia se recorda a Sagrada Família de Nazaré e se propõem como modelo para todas as famílias.

A Oitava de Natal termina no dia 1º de janeiro com a solenidade de Maria Mãe de Deus. A festa mariana mais antiga que se conhece no Ocidente. Com esta celebração se inicia um novo ano sob a proteção de Nossa Senhora como Mãe de Deus, e Mãe dos filhos de Deus.

Mas o tempo de Natal não termina no dia 1º de janeiro, já que se estende até a festa do Batismo do Senhor que ocorre no domingo posterior à festa da Epifania do Senhor, que é outra das festas principais do Natal. A Epifania, que é a manifestação do Senhor aos Reis Magos, se comemora no dia 06 de janeiro. (EPC)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org