No dia 18 de agosto, véspera da Assunção de Nossa Senhora, na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira do estado da Bahia, cantou-se o Hino Akathistos na presença de Dom Marco Eugênio, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Padre José Ribamar, Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, além da participação do movimento mariano Arautos do Evangelho, através dos Cooperadores de Salvador, com a imagem peregrina do Imaculado Coração de Maria.

“O hino Akathistos à Mãe de Deus é o mais célebre hino mariano da Igreja bizantina e da Igreja de todos os tempos, obra-prima de literatura e de teologia, altíssima expressão contemplativa e laudativa do ministério da Virgem Maria.

Brotado mais do coração da Igreja do que da mente de um teólogo, não tem nome próprio próprio, nem título. Chama-se “Akathistos”, que significa “estando de pé”. Trata-se, com efeito, de um hino que, como o Evangelho, no qual se inspira, deve ser cantado ou escutado “estando de pé”, em sinal também exterior de atenção reverente.

O autor deste hino permanece desconhecido. A data de composição pode ser fixada entre o final do século V e o início do século VI. Ele representa quase um comentário poético e litúrgico do dogma da maternidade divina de Maria, proclamado em Éfeso, em 431, e em Calcedônia, em 451.

A Igreja bizantina canta este hino no dia da Anunciação nos sábados da Quaresma, especialmente no sábado da quinta semana, festa do “Akathistos”. Este hino, conhecido há muito tempo na Igreja do Ocidente, tornou-se hoje popular nas versões em língua moderna”. 1 Ele foi entoado pelo Coral da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, com a regência do Maestro David Tourinho.

Abaixo, confira alguns registros desse sublime dia.

1 Pregação de Dom Murilo Krieger, scj, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, durante o Akathistos 2017