A Igreja louva duas atitudes aparentemente opostas, mas na realidade, complementares uma da outra: a aceitação dócil da verdade, ainda que não se conheça todas as razões e de outro lado, procurar as razões de ser daquela verdade.

Ambas atitudes são desejadas pela Santa Igreja, pois numa há um aceitar como o de um filho que atende o chamado da mãe, porque é mãe. De outro a do filho que, para mais amar, procura compreender as razões, ver os princípios nos quais se baseia a mãe.

Nesse 22 de agosto, dia de Nossa Senhora Rainha, vejamos uma das razões pelas quais a Igreja A intitula assim.

O universo, quer material, quer espiritual, é uma obra de arte, cujo celeste Artista é Deus. Ele tudo faz com harmonia.

Por que terá Deus escolhido o homem para nele se encarnar? E no gênero humano ter escolhido Maria por Mãe?

Sequoia – 115 metros de altura

Os teólogos afirmam com todo fundamento que o homem é um resumo da Criação: temos em nós minerais, vegetais, corpo como os animais e a alma semelhante aos anjos.

O homem abarca assim, desde o pedregulho mais simples, ao esplendoroso diamante; da graminha mais comum, à gigantesca sequoia com mais de cem metros de altura; duma minúscula “joaninha” ao imponente leão ou à majestosa águia. Nossa alma, espiritual assemelha-se ao Anjo, sem excluir os mais perfeitos deles, os serafins.

Honrando o homem, Deus quis honrar a síntese do universo material e espiritual, criado por Ele mesmo.

Se um de nós tivesse a ventura de ver o seu Anjo da guarda, depois de uma reverência a que ele tem direto, poderia dizer:

Anjo – Fra Angélico

— Vós sois superior a mim porque sois só espírito, mas eu sou superior a vós porque não sou só espírito; sou um resumo de toda a Criação.

Nascendo no gênero humano, Deus — o único ser que podia escolher a própria mãe — escolheu Maria.

A Virgem Santíssima, pelo fato de ser Mãe de Deus, é elevada acima dos próprios Anjos, assemelhando-se a um magnífico broche de ouro que une as duas partes de um manto real.

Rainha por escolha de Deus, Rainha por descender da estirpe real de Davi, Rainha porque Mãe de Jesus, Rei do Universo.


Fonte: Arautos do Evangelho em Vitória