CAPÍTULO GERAL DA ORDEM PREMONSTRATENSE SERÁ NA ABADIA DE ROLDUC, DIOCESE DE ROERMOND

A cada seis anos a Ordem Premonstratense realiza o seu Capitulo Geral que tem a duração de duas semanas.

Sem título.png

Este ano o Capítulo Geral está sendo realizado, desde domingo passado, 22/07, na Abadia de Rolduc, localizada nos Países Baixos.

Até o dia 5 de agosto estarão reunidos 120 abades e abadessas, priores e prioras.

É no Capítulo Geral que que se escolhe um novo Conselho e um novo Abade Geral para dirigir os destinos dos Premonstratenses de todo o mundo. Será durante o desenrolar do Capítulo Geral que haverá a escolha do substituto do atual Geral, Dom Thomas Handgrätinger.

“É a primeira vez na história de quase 900 anos da Ordem monástica mundial de São Norberto que este Capítulo Geral é organizado nos Países Baixos”, explica uma nota publicada no site da Diocese de Roermond, onde se encontra a Abadia de Rolduc.

São Norberto, antes de fundar a Ordem em 1119, costumava ir regularmente Abadia onde se realiza o encontro.

Foi nesta Abadia que aconteceu o fato que passou para a história como sendo o “milagre das aranhas de Rolduc”. Uma reminiscência do fato de o Santo Fundador ter sobrevivido mesmo depois de ter ingerido uma aranha venenosa.

Por esta razão é que o logotipo do Capítulo Geral 2018 tem como símbolo uma teia de aranha.

Está programada uma visita a Gennep, cidade natal de São Norberto e ao mosteiro norbertino de Santa Catharinadal (Oosterhout).

O Carisma Premonstratenses

O carisma Premonstratense consiste na vida Canonical, ou seja, numa forma simples estruturada sobre cinco colunas mestras: vida em comunidade – Liturgia das Horas – Devoção Eucarística -Devoção Mariana – Serviço Pastoral.

Seguindo o ensinamento do fundador São Norberto, estão sempre “Prontos para toda a Obra”, “assumindo vários trabalhos junto ao povo de Deus, de acordo com os dons de cada um e as necessidades dos lugares onde” estão inseridos.

Todos vivem no mesmo convento, participam da Missa conventual diária e rezam a Liturgia das Horas em comum.

A Ordem Premonstratense

A Ordem Premonstratense (O. Præm), também chamada de Ordem de São Norberto, Cônegos regulares Premonstratenses, Cônegos Brancos ou Cônegos de São Norberto, é um ramo derivado da Ordem dos Cônegos regulares de Santo Agostinho.

Foi fundada em 1119 por São Norberto em Prémontré, um pântano isolado na floresta de Coucy, na Diocese de Laon, França.

A Ordem disseminou-se com grande vigor, chegando à Síria e Palestina enquanto o fundador ainda era vivo. Em Portugal estabeleceu-se na Ermida de Paiva, e na Inglaterra, em 1140, na Abadia de Easby, em Newhouse.


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Categorias

Visitas

Flag Counter
%d blogueiros gostam disto: