Os 800 anos da fundação da Ordem das Mercês serão celebrado pelos fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Luz, no bairro da Pituba, entre os dias 8 e 10 de agosto. Neste período, haverá celebrações dedicadas aos religiosos que desenvolvem a missão na comunidade.

Bahia festeja os 800 anos da fundação da Ordem das Mercês

Logo no primeiro dia dos festejos, 8, aconteceu o Ato de Abertura, às 19h30, no Centro de Formação Dom Inocêncio. Lá, os fiéis tiveram a oportunidade de conhecer a história da Ordem.

Já no segundo dia, 9, será divulgado o resultado dos trabalhos realizados durante as oficinas “Um dia com Nolasco”, às 19h30, no Centro Comunitário da Pituba.

Os momentos mais importantes da festa deverão ocorrer no dia 10 de agosto.

O ano jubilar teve início no dia 17 de janeiro deste ano, em Roma, e será concluído em janeiro de 2019, na cidade de Lima, no Peru.

“O Ano Santo Mercedário trouxe para todos os que vivem o carisma das Mercês a oportunidade de reavivar seu compromisso para com a libertação de todas as formas de catividade, seguindo a Jesus Cristo, o Redentor, tendo como modelo e inspiração a figura do fundador, São Pedro Nolasco, e sob o auxílio da Virgem Maria, a Senhora das Mercês”, afirmou o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz, Frei Demerval Reis.

“E? com alegria que vivenciamos este momento tão importante e desejamos que as graças derramadas, neste ano jubilar, cheguem a todos que necessitem de libertação”, completou Frei Demerval.

O pároco destacou ainda que o Papa Francisco concedeu aos templos dirigidos pelos frades mercedários a abertura de uma Porta Santa.

Na Paróquia Nossa Senhora da Luz, a Porta Santa foi aberta pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, em 9 de março passado, e ficará assim até o dia 19 de janeiro de 2019.

“Os fiéis que, devidamente preparados, e que cumprirem as obrigações de se confessarem; rezarem pelas intenções do Papa; receberem Comunhão Eucarística e praticarem uma obra de misericórdia, ao passarem pela Porta, receberão a Indulgência Plenária”, assegurou o religioso. (LMI)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org