A Solenidade da Transfiguração do Senhor começa a ser preparada na Arquidiocese de Salvador.

Celebrações pela Transfiguração do Senhor acontecem na Bahia

A partir de 2 de agosto próximo, a Igreja baiana realiza uma preparação para a festa do Titular da Catedral Basílica, que terá como tema central “Ele vai transfigurar nosso corpo humilhado, conformando-o ao seu corpo glorioso” (Fl 3, 21).

As celebrações preparatórias começarão na Igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus), com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 15h, sendo encerrada com uma procissão pelo local.

Mais tarde, às 16h30, o bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, presidirá a Missa em honra à Santíssima Eucaristia.

No segundo dia do tríduo, 3 de agosto, às 15h, haverá a Hora Santa pela Santificação do Clero, com os Movimentos Eclesiais e Pastorais. A cerimônia em honra ao Sagrado Coração de Jesus terá início às 16h30 e será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

No dia 4 de agosto, às 14h30, acontecerá um momento de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja São Pedro dos Clérigos. Às 16h, será realizado o Cerco da Transfiguração, que consiste em procissão com o Santíssimo Sacramento, dando sete voltas na praça do Terreiro de Jesus, como forma de recordar o Cerco de Jericó.

Ainda como parte das celebrações em preparação à Solenidade da Transfiguração do Senhor, em 5 de agosto, o bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva, presidirá a Santa Missa, às 10h.

Já no dia festivo, 6 de agosto, a programação terá início com alvorada às 6h30, seguida da recitação do Terço.

Às 12h, todas as igrejas localizadas no Terreiro de Jesus tocarão os sinos antes da celebração da Missa na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, às 12h30. Na parte vespertina, às 15h, os fiéis farão a oração dos Salmos na Igreja São Pedro dos Clérigos.

Por fim, a Missa Solene da Transfiguração do Senhor ocorrerá às 16h30, na Igreja São Pedro dos Clérigos, e será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Hélio Pereira dos Santos, tendo a participação do Coral dos Cooperadores dos Arautos do Evangelho de Salvador.


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org