As homenagens a Santo Antônio, querido pela Bem-Aventurada Dulce dos Pobres e conhecido como “Protetor dos Pobres e Oprimidos”, tiveram início na semana passada, no Santuário do Anjo Bom da Bahia, localizado no Largo de Roma.

Homenagens a Santo Antônio acontecem no Santuário de Irmã Dulce.jpg

Na última sexta-feira, 1º de junho, as comemorações foram abertas com o trezenário, que contará com missas todos os dias, sempre às 17h, até 12 de junho. No dia seguinte, data festiva, haverá a celebração no mesmo horário.

Assim como nos últimos anos, as missas diárias incluem um gesto concreto, com a oferta de gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal que serão doados a famílias carentes e também utilizados pelo público assistido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Santo Antônio e Irmã Dulce

Durante os momentos de angústia, desespero ou até mesmo para solicitar a concretização de algum pedido, a Mãe dos Pobres recorria ao Santo, chamando-o de “tesoureiro” das Obras Sociais.

Ainda na infância, um pouco antes de ingressar à vida religiosa, Dulce dos Pobres tinha o hábito de decorar o altar do Santo caridoso.

Imagem

No Memorial Irmã Dulce, situado no Largo de Roma, ao lado do santuário, é possível encontrar uma imagem de Santo Antônio, datada do século XIX, que pertenceu ao advogado Manoel Lopes Pontes, avô da freira baiana. Era em frente a esta relíquia da família que o Anjo Bom costumava fazer seus pedidos e orações. (LMI)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org