A origem da Igreja de San Benedetto in Piscinula se perde na noite dos tempos. Os antigos documentos apenas a citam, e nenhum códice medieval nos refere a sua história. Situa-se ela no local onde outrora se erigia a Domus Aniciorum, a suntuosa vivenda da importante família Anicia, à qual pertencia São Bento. É aqui que o venerável abade residiu durante sua estadia em Roma – quando veio à cidade para estudar – em torno do ano de 480.

Construída por volta do século X, apesar de a capela onde se encontra a cela de São Bento remontar ao século VIII, a igreja é pequenina e discreta, parece uma basílica em miniatura. Como bem dizia um peregrino italiano, ela é semelhante ao Menino Jesus, se fez pequena para ser mais acessível aos homens.

Em San Benedetto, encontra-se o único pavimento cosmatesco original do mundo. Enquanto os demais sofreram alterações, este permanece intato há quase mil anos.
Nesse lugar impregnado de sobrenatural e marcado pela História, o passado e o futuro se encontram de uma maneira singular, pois no que restou da antiga casa de São Bento vivem, hoje, jovens Arautos do Evangelho, aos quais a Igreja foi confiada pela Diocese de Roma.


Fonte: TV Arautos