No dia 14 de fevereiro deste corrente ano, a Igreja celebrou a Quarta-feira de Cinzas. Precisamente devido à riqueza dos símbolos e dos textos bíblicos, a Quarta-Feira de Cinzas é considerada a “porta” da Quaresma. Em Salvador, a Santa Missa de Cinzas foi presidida pelo Arcebispo e Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, localizada no Terreiro de Jesus. Além disso, a Celebração Eucarística contou com a presença de demais Sacerdotes, seminaristas, fiéis e devotos que lotaram o recinto sagrado. O Coral dos Cooperadores dos Arautos do Evangelho animou a Celebração com cantos litúrgicos próprios deste tempo Quaresmal, iniciando com o hino da Campanha da Fraternidade 2018.

Abrindo este período que nos leva à imersão da Misericórdia de Deus através da oração, do jejum, da penitência e da caridade, deu-se início à Campanha da Fraternidade de 2018 com o tema: Fraternidade Superação da Violência, e o lema: Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8), com objetivo de constituir a união, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. Segundo o arcebispo, a Igreja Católica quer buscar, por meio do diálogo com toda a sociedade, dentro e fora da Igreja, o trabalho por uma cultura da paz. Isto pode ocorrer, por exemplo, através de campanhas que promovam uma vida humana mais pacífica. Após a homília, o Clero fez a imposição das cinzas, que significa um sinal de penitência.

Ao final, Dom Murilo apresentou os seminaristas de vários municípios da Bahia, que retomaram suas atividades ontem em preparação para o sacramento da Ordem. Após a benção, o arcebispo pediu à comunidade que rezassem pelos seminaristas, os futuros sacerdotes de Cristo.