O próximo 24 de dezembro será o 4º domingo do Advento e a Vigília do Natal ou a do Natal do Senhor, no caso da celebração da Primeira Véspera da Solenidade do dia seguinte, 25 de dezembro.

 Por que participar das celebrações um dia antes do Natal?
Foto: CNBB

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, a celebração dominical do Dia e da Eucaristia do Senhor está no coração da vida da Igreja. “O domingo, em que se celebra o mistério pascal, por tradição apostólica, deve guardar-se em toda a Igreja como o primordial dia festivo de preceito”.

Assim, o dia do Natal de Jesus está entre aqueles que devem ser guardados, sendo a participação dos fiéis obrigatória no dia festivo ou na tarde antecedente.

Sobre esse assunto, o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Dom Armando Bucciol, explica “de maneira essencial” o que os fiéis podem fazer:

Segundo Dom Bucciol, cada um deve fazer o possível para participar no sábado à noite ou no domingo pela manhã da missa do 4º domingo do Advento, “para participar também da missa da noite do Natal e/ou do dia de Natal, que tem as duas celebrações características litúrgicas e espirituais próprias. Esse é o ideal que todo cristão católico é convidado a viver”.

Compreendendo e vivendo a situação da maioria das comunidades do Brasil, o prelado, que é responsável por uma diocese no interior da Bahia, reconhece as dificuldades presentes nos lugares nos quais há somente uma missa e, de costume, à noite. “A missa da noite do dia 24 abre para a celebração do Natal do Senhor, com a missa da noite de Natal. Nesse caso, aconselho os irmãos e as irmãs para que, se puderem, vivam com fé, em profunda oração o 4º domingo do Advento, esperando com Maria, e como Maria – ela é a protagonista do quarto domingo do Advento – esperando a chegada do Senhor”.

 Por que participar das celebrações um dia antes do Natal?
Dom Armando Bucciol

O presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB convida os fiéis para a vivência no espírito litúrgico do Advento, que abre para a acolhida do Natal do Senhor. Além disso, recorda o ensinamento do Papa São João Paulo II, para quem a participação semanal na Eucaristia “‘deve ser uma exigência, mais do que uma obrigação’. Trata-se de uma espiritualidade litúrgica que deve informar e formar a vida toda do cristão”.

“Se é verdade que as duas celebrações – 4º domingo e Vigília de Natal – tem características próprias, leituras e uma liturgia própria, nos pedem de participar de ambas. Mas quem não puder, por motivo de alguma concreta dificuldade, eu insisto: viva com fé e alegria o dia de domingo com intensidade espiritual e em atitude de orante espera”, ressalta.

Dom Armando conclui lembrando a antífona da entrada da missa da Noite de Natal, que diz: “alegremo-nos todos no Senhor, hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz”.

“Que possamos nos dispor com intensa espiritualidade para acolher o Salvador do Mundo e a sua verdadeira paz”, deseja. (LMI)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/91973#ixzz521JR2lKT