A Arquidiocese de Salvador celebrará no mês de janeiro de 2018 a instalação da Diocese de Cruz das Almas e a posse de seu primeiro bispo diocesano, Dom Antônio Tourinho Neto, marcada para o dia 28, às 10h. A cerimônia será realizada na matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, futura Catedral, no município de nome homônimo ao bispado.

Instalação e posse de bispo de Cruz das Almas (BA) acontecem em janeiro de 2018

A cerimônia será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, também estará presente na solenidade.

Desmembrada da Arquidiocese de Salvador, a Diocese de Cruz das Almas localiza-se no recôncavo baiano e agregará, sob a sua circunscrição, os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

Dom Antônio Tourinho esteve atuando como bispo auxiliar na Arquidiocese de Olinda e Recife de janeiro de 2015 até 22 de novembro de 2017, quando foi nomeado bispo da mais nova diocese.

No último dia 21 de dezembro, Dom Tourinho fez sua primeira visita à Diocese de Cruz das Almas, acompanhado por Dom Murilo Krieger e por Dom Hélio Pereira dos Santos, bispo auxiliar de Salvador. No local, o religioso encontrou-se com o clero local, formado por sacerdotes e diáconos permanentes, a fim de tratar da solenidade de ereção canônica do bispado e da posse episcopal. (LMI)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org