Os devotos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Bahia, celebram a festa dos seus padroeiros inspirados na temática “Servindo o Reino de Deus no mundo, como sujeitos em saída, conduzidos por Senhor Nome Jesus dos Navegantes pelos mares da vida”.

Bahia festeja Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem.jpg

A abertura dos festejos teve lugar na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem nesta quarta-feira, 27 de dezembro, com alvorada e queima de fogos às 5h.

Na mesma data, às 7h30, houve a primeira Missa, e às 9h, aconteceu a lavagem do templo, seguida de um momento de oração. Às 11h, os fiéis se reuniram para acompanhar o hasteamento da bandeira da Devoção. Mais à noite, às 20h, foi realizada a segunda e última celebração eucarística do dia.

A programação festiva continua entre os dias 28 e 30 de dezembro, quando será feito o tríduo preparatório, sempre a partir das 20h.

No segundo dia do tríduo, 29, a cerimônia será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida.

Assim como nos anos anteriores, haverá a tradicional descida da galeota Gratidão do Povo ao mar, marcada para às 8h do dia 31 de dezembro. Já a Missa do Embarque terá início às 15h30, sendo presidida pelo Arcebispo e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Na ocasião, uma procissão com a Imagem de Bom Jesus dos Navegantes sairá da Boa Viagem com destino ao cais do Porto de Salvador. De lá, seguirá em procissão terrestre até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Em 1º de janeiro de 2018, Dom Murilo presidirá a Santa Missa às 8h, na Basílica da Conceição da Praia.

Os devotos que estiverem na Igreja da Boa Viagem participarão de celebração às 9h.

Por volta das 10h, iniciará a procissão terrestre, partindo da Conceição da Praia até o píer da Capitania dos Portos. Apenas a Imagem de Bom Jesus dos Navegantes será embarcada e seguirá em procissão de volta à Igreja da Boa Viagem.

A Imagem do Bom Jesus deverá chegar à praia da Boa Viagem por volta das 12h30.

Na sequência, acontecerá o encontro entre as imagens do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Boa Viagem, que serão transladadas para a Igreja da Boa Viagem, local que receberá os fiéis para um momento de veneração. À tarde, às 15h, os padroeiros serão recolhidos antes do templo ser fechado.

O encerramento dos festejos ocorrerá no dia 7 de janeiro. Para este dia, a programação contará com a recitação do Terço às 15h30 e Missa às 16h, sendo essas duas atividades na Praça da Boa Viagem.

Logo depois da Missa campal, será feita a procissão terrestre, que percorrerá a Avenida Luís Tarquínio, passará pela Praça Irmã Dulce, Avenida Dendezeiros, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e retornará para o Largo da Boa Viagem. (LMI)


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org