“Santa Bárbara, filha da Virgem Maria, discípula e missionária de Jesus, nos auxilia na fé” será o tema que inspirará os devotos baianos durante as festividades em memória de Santa Bárbara, conhecida popularmente como a protetora contra relâmpagos tempestades.

Católicos de Salvador rendem homenagens a Santa Bárbara.jpeg

As homenagens a Padroeira terão início com um tríduo preparatório entre 1º e 2 de dezembro, às 18h, e no dia 3, às 9h30, sempre na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Pelourinho).

Antes do tríduo, haverá diariamente, às 16h, a recitarão do Santo Terço. A cada noite, as orações serão destinadas para grupos diferentes de pessoas, sendo pelos doentes e abandonados (1ª noite), pela Igreja e pelas famílias (2ª noite), e pela juventude (3º dia).

No dia da Festa de Santa Bárbara, 4 de dezembro, as atividades terão início às 5h, quando ocorrerá uma alvorada. Em seguida, os fiéis serão convidados a participar de uma Santa Missa campal às 8h, presidida pelo capelão, Padre Lázaro Muniz.

Encerrada a cerimônia, terá lugar uma procissão, que partirá do Rosário de Pretos com destino ao Corpo de Bombeiros (Barroquinha). Ao chegarem no local, os devotos farão uma parada para homenagear a Padroeira da corporação e, após, seguirão para a Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e Pelourinho entoando cânticos e orações em honra a Santa Bárbara. (LMI)


Fonte: www.gaudiumpress.org